Blog

O que é e quais são as vantagens de se ter um OTDR

Por Guilherme Pasini, Desenvolvedor de Produtos da Cianet

O OTDR, reflectômetro óptico no domínio do tempo, é uma ferramenta de rede que serve para analisar a transmissão da fibra óptica. As formas de utilização dessa ferramenta dependem do modelo do OTDR escolhido, porém, é comum encontrar alguns modos de leitura, tais como: leitura automática, leitura média e teste em tempo real.

O funcionamento do OTDR se deve à utilização do princípio da dispersão de Rayleigh. Esse princípio trata da dispersão de luz quando ocorre mudança no índice de refração. Quando esta ocorre, a luz emitida pelo OTDR é refletida de volta para o equipamento e pelo momento em que a reflexão é recebida, o OTDR calcula o valor da atenuação do cabo óptico.

As principais utilizações do OTDR são para validação e manutenção da rede óptica. No momento de implantação de um projeto óptico, pode-se utilizar o OTDR para fazer leitura da rede óptica. Nesta leitura serão demonstradas as perdas das emendas, sendo por fusão ou conectorização, e dos cabos ópticos. Estas perdas devem respeitar o projeto óptico para que a rede assegure estabilidade e confiabilidade.

Caso a implantação seja realizada por uma empresa terceirizada, o OTDR também pode ser utilizado para certificação do trabalho realizado, pois o mesmo pode gerar relatórios e salvar as medições para apresentação da qualidade do trabalho realizado. Por não se fazer necessário nenhum outro ativo de rede em conjunto, o OTDR também facilita a certificação de uma rede óptica, já que pode realizar os testes e gerar os relatórios com fibras apagadas.

Em um momento de manutenção da rede óptica, o OTDR é capaz de realizar a medição exata do local onde há um cabo óptico com algum defeito ou até um rompimento, garantindo a precisão da manutenção da rede. Isso se deve ao princípio de Rayleigh, explicado anteriormente. Além disso, ao certificar a rede, o OTDR demanda um índice menor de manutenção, reduzindo o custo operacional do provedor, pois como estará de acordo com o especificado, ela deverá gerar menos retrabalho.

2 comentários sobre "O que é e quais são as vantagens de se ter um OTDR"

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()