Blog

O que é e quais são as vantagens de ter um OTDR

Para garantir uma rede eficiente e confiável, com o mínimo possível de inatividade, é fundamental que o provedor identifique possíveis falhas com antecedência e atue rapidamente para resolvê-las. Uma das ferramentas que ajudam a dar agilidade à manutenção da rede de fibra óptica é o OTDR (reflectômetro óptico no domínio do tempo).

Trata-se de um instrumento de medição que serve tanto para realizar a validação de uma rede quanto para identificar um rompimento no cabo óptico. Sua principal função é testar a rede e determinar a localização de problemas e eventos existentes.

Em poucos segundos o equipamento faz o rastreamento da rede e indica exatamente onde estão os eventos, defeitos ou rompimento. Ele é essencial para assegurar a qualidade do serviço e é especialmente útil quando falamos de backbones e enlaces ópticos de longa distância.

Como funciona um OTDR

Para identificar os eventos na rede de transmissão óptica, o OTDR utiliza o princípio da dispersão de Rayleigh. De maneira simples, esse conceito trata da dispersão de luz quando ocorre uma mudança no índice de refração. Assim, a luz emitida pelo OTDR é refletida de volta para o equipamento e pelo momento em que a reflexão é recebida, o OTDR calcula o valor da atenuação do cabo óptico.

O aparelho consegue determinar o comprimento de uma fibra e a sua atenuação total. Tendo acesso a apenas uma de suas extremidades, ele é capaz de fazer milhares de medições e verificar uma série de eventos. Sem a ajuda desse dispositivo, o provedor de internet precisa mapear trecho por trecho até que consiga identificar onde está a falha, um processo que demanda tempo e recursos.

Embora existam outras formas de fazer a certificação da rede, o OTDR é o método mais versátil para testar fibras ópticas durante a sua instalação, manutenção e restauração. Na implantação de um projeto óptico, o equipamento faz a leitura da rede, mostrando as perdas das emendas, por fusão ou conectorização, e dos cabos ópticos. Já na manutenção, ele permite saber com muita precisão onde há rompimentos e defeitos.

Tipos de OTDR e vantagens de adquirir este equipamento

Uma dúvida muito frequente é com relação ao tipo de OTDR mais adequado. Muitos provedores acreditam que o único critério para escolher o melhor equipamento é a distância de rede que ele pode alcançar. Mas há outros parâmetros que devem ser analisados nessa hora. Existem, por exemplo, os aparelhos que trabalham com a fibra ativa e os que funcionam apenas com a fibra apagada ou sem sinal.

A diferença entre eles é que no primeiro caso não é preciso interromper o sinal para fazer as reparações. Em contrapartida, são dispositivos com preço mais alto. Já no segundo, é obrigatório que a rede esteja desligada para que o técnico realize a manutenção. Outros requisitos a serem levados em conta são a sua precisão e a habilidade para resolver e medir eventos espaçados.  

Há também algumas alternativas aos OTDRs, como os fiber rangers, mas eles só são indicados para redes de até 60 quilômetros e tem bem menos funcionalidades. Além disso, esses aparelhos não detectam atenuação de emenda, apenas micro curvaturas. Portanto, como já falamos, o reflectômetro é muito mais vantajoso. Outro benefício associado ao uso do OTDR é que ao certificar a rede, ele demanda um índice menor de manutenção, reduzindo o custo operacional para o provedor.

Podemos destacar ainda a sua contribuição para a oferta de um serviço de qualidade, uma vez que ele indica exatamente onde estão os eventos e defeitos. Sendo assim, o técnico consegue fazer uma avaliação e, se preciso, reparação muito rapidamente. Se você está pensando em como melhorar a sua infraestrutura, essa é uma ótima oportunidade de adquirir um equipamento que será muito útil.

As redes de fibra óptica têm sido o caminho adotado por muitos provedores para ampliar o serviço de internet sem comprometer a qualidade. Mas para oferecer um serviço de excelência, é preciso conhecer seu funcionamento a fundo. Quer saber mais sobre as ferramentas essenciais para a manutenção de redes de fibra óptica? Siga acompanhando as publicações do blog da Cianet.

2 comentários sobre "O que é e quais são as vantagens de ter um OTDR"

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()