Blog

Modernizando a gestão de provedores de Internet

Oferecer uma conexão rápida e de qualidade é requisito básico de todo ISP. Mas o que muitos empreendedores não se dão conta é que a gestão de provedores de Internet é tão importante quanto a área técnica. Em um mercado cada vez mais concorrido, a inovação é fundamental para o crescimento sustentável do negócio.

Da ampliação do pacote de soluções a iniciativas que incentivam a colaboração entre as equipes, tudo influencia para que os provedores atinjam melhores resultados. Mais do que isso, modernizar a gestão ajuda a aproveitar melhor as oportunidades de negócio e a competir em pé de igualdade com as grandes operadoras. Veja alguns exemplos de como inovar:

  • Oferecer serviços personalizados, de acordo com o perfil de cada usuário;
  • Agregar novas soluções à oferta, como serviços financeiros ou de comunicação;
  • Promover um ambiente de trabalho mais leve e participativo;
  • Criar uma cultura de sucesso do cliente;
  • Investir em infraestrutura e atendimento de qualidade.

O desafio de inovar na gestão de provedores de Internet

O aumento da banda larga no Brasil impulsionou o mercado de provedores regionais. O segmento detém 18,5% do fornecimento da internet no país e foi responsável por 70% dos novos contratos assinados em 2018, segundo dados da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).     

Ao mesmo tempo em que o setor expande a um nível acelerado, os provedores se deparam com desafios importantes, entre eles a profissionalização da gestão. Ainda muito focados na infraestrutura, os empresários acabam deixando passar elementos importantes para o ganho da eficiência operacional e melhoria da experiência do cliente.

Para manterem-se competitivos e acompanharem o desenvolvimento do setor, os ISPs precisam rever seus modelos e incorporar soluções que contribuam para o aumento da qualidade do serviço. Alguns caminhos são tornar mais variada a oferta de serviços, com a incorporação de produtos personalizados e a adequação a novas tecnologias. A melhora na comunicação, seja ela com clientes, parceiros ou colaboradores também é fundamental.

Implantando novos processos na gestão de provedores

Separamos a seguir alguns pontos primordiais que vão auxiliar na modernização da gestão de provedores:

Qualidade do atendimento

Esse é um assunto que abordamos com frequência aqui no blog da Cianet. Isso porque um dos principais diferenciais dos provedores regionais em relação às grandes operadoras é o relacionamento mais próximo com o cliente. Os ISPs que desejam crescer e se diferenciar no mercado devem aproveitar essa vantagem. Uma dica para oferecer uma melhor experiência para o usuário é ter equipes focadas no sucesso do cliente. Isso não significa apenas atender rapidamente suas dúvidas e problemas, mas antecipar-se às suas necessidades.

Lidando com a legislação

São diversas as exigências que devem ser cumpridas pelos provedores de Internet, que vão da obtenção de licenças à qualidade da conexão. A questão regulatória é altamente complexa e pode se tornar um problema se mal gerenciada. Contar com profissionais especializados nessa área é essencial para que a empresa não tenha problemas com multas ou outro tipo de penalidade. Esse é um passo importante rumo à profissionalização dos ISPs.

Cultura de startup

O termo startup surgiu para designar novos negócios com alto potencial de crescimento, principalmente no segmento de tecnologia, mas ao longo dos anos ganhou uma série de outros significados. O conceito acabou se tornando um sinônimo para inovação embalado por empresas como Google, Facebook e Microsoft. Mas o que é ter uma cultura de startup? Em linhas gerais, promover um ambiente de trabalho mais participativo e menos hierárquico, oferecer maior autonomia aos colaboradores e incentivar o feedback entre gestores e equipes.

Intraempreendedorismo

Muitas pessoas associam a inovação a algo complexo, que demandará um alto investimento e que, por isso, leva tempo. Mas modernizar os processos internos visando o aperfeiçoamento da gestão de provedores pode ser bastante simples. Começa por incentivar os colaboradores a sugerirem melhorias no seu processo de trabalho e nas operações da empresa como um todo. Essa prática é chamada de intraempreendedorismo e tem apresentado ótimos resultados, ajudando no engajamento e na construção de um ambiente mais transparente.

Esses foram apenas alguns exemplos para mostrar como é possível modernizar a gestão de provedores e promover uma cultura voltada à inovação. O seu ISP está pronto para aplicá-los no dia a dia? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas as tendências do mercado de tecnologia e telecomunicações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()