Blog

Estratégias para se tornar o melhor provedor de internet

O objetivo de qualquer empresa é se destacar dentro do seu segmento de atuação. No caso dos fornecedores de banda larga, esse é um desafio ainda maior. Afinal, estamos falando de um mercado bastante concorrido e que tem tudo para continuar sua expansão nos próximos anos. Diante desse cenário, como tornar-se o melhor provedor de internet e se diferenciar frente à concorrência?

São várias as possibilidades. Mas, sem dúvida, todas elas passam pela inovação tecnológica. Para se manterem competitivos, os ISPs terão que oferecer as melhores soluções aos clientes, sempre dosando o aumento da receita e da rentabilidade com a boa experiência do usuário.

É preciso lembrar que pelo menos 29% dos domicílios brasileiros ainda não têm qualquer tipo de acesso à internet e, segundo a Anatel, 38% das cidades brasileiras não possuem conexão via fibra óptica. As oportunidades são muitas, mas o sucesso do negócio dependerá do bom uso das ferramentas disponíveis.

Utilizando a tecnologia para ser o melhor provedor de internet

Entre as várias contribuições da tecnologia para os provedores de internet, uma delas é a possibilidade de a máquina absorver tarefas repetitivas. Dessa forma, os funcionários podem focar em atividades mais estratégicas e que realmente impactem no crescimento da empresa.

Um exemplo bem simples e eficaz são os chatbots. Dotados de inteligência artificial, esses robôs de atendimento conseguem oferecer uma melhor experiência aos assinantes, pois estão ligados 24 horas por dia, durante sete dias por semana. Ao utilizar esse recurso, os ISPs proporcionam mais agilidade ao tratamento das dúvidas e problemas dos usuários. Ao mesmo tempo, reduzem os custos de suas operações e aprimoram a produtividade das equipes.

Outra maneira de modernizar a gestão é com uma estratégia voltada à inteligência de dados. Atualmente, existem diversas ferramentas no mercado que fazem a coleta em tempo real de informações, organizando-as e permitindo uma análise apurada, contribuindo para a tomada de decisão mais rápida e acertada. Trabalhar de forma preditiva é essencial para quem deseja se tornar o melhor provedor de internet.  

Um serviço que a Cianet oferece às empresas inovadoras por meio do ISP Next Lab – Laboratório de Inovação é o Relatório de Dados. Ao aderirem a esse recurso, os provedores de internet têm acesso a informações importantes sobre o mercado de Telecom. Dessa forma, podem expandir sua rede, definir o planejamento e onde serão feitos os esforços de venda com base em dados confiáveis e atualizados.

Atendimento: por que a experiência do usuário é tão importante?

A otimização dos processos internos e consequente aperfeiçoamento da gestão tem impacto direto no relacionamento com o consumidor. Com o melhor aproveitamento da rotina dos funcionários, por exemplo, é possível pensar em um atendimento mais personalizado, voltado a atender as necessidades de cada perfil de cliente. O resultado é um usuário mais feliz e fiel ao seu fornecedor.

Isso é extremamente importante em um momento em que vemos o nível de insatisfação dos assinantes de banda larga crescer ano após ano. De acordo com pesquisa realizada pela Anatel, a média referente a todas as operadoras foi de 6,23 pontos em 2017, menor que os 6,26 de 2016, que, por sua vez, já havia caído 0,27 pontos se comparado a 2015. A escala vai de 0 a 10.

Os principais motivos de reclamação estão relacionados à qualidade do serviço de banda larga prestado, seja porque o tempo de espera nas ligações telefônicas é muito prolongado ou porque há demora em resolver as demandas. Com atitudes simples, como a introdução da inteligência artificial nos canais de atendimento, essas seriam situações totalmente contornáveis. Por isso, o conhecimento das tecnologias disponíveis é essencial.

O direcionamento correto do negócio vai permitir aos provedores regionais continuar crescendo. Mas para que isso realmente aconteça é preciso investir na profissionalização do setor, na melhora na comunicação com clientes e parceiros e no conhecimento do mercado e dos concorrentes.

E você, está preparado para ser o melhor provedor de internet? Continue acompanhando o blog da Cianet para mais dicas e informações sobre o mercado de Telecom e tecnologia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()