Blog

Gestão de provedores: como diminuir custos melhorando processos

A Cianet acaba de lançar o guia “Gestão de provedores: como diminuir custos melhorando processos”, que traz algumas dicas de como profissionalizar o seu provedor, seja para quem está começando um negócio agora ou mesmo para quem quer inovar e estar à frente da concorrência.

Panorama do mercado

O mercado de ISPs continua em plena expansão. De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), divulgados pelo portal Telesíntese, mais de 50% do mercado nacional de fibra óptica até os domicílios brasileiros vem dos pequenos provedores, que, segundo a Abrint (Associação Brasileira de Provedores  de Internet e Telecomunicações), já somam 9 mil em todo o país. Já de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2017, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, cerca de 39% dos lares brasileiros ainda não possuem acesso à internet.

Todos esses dados indicam que os provedores regionais seguem sendo o principal vetor da universalização da internet no Brasil. E as expectativas seguem positivas, com um grande mercado a ser explorado, principalmente em regiões onde os grandes provedores não operam. Outro mercado promissor para os ISPs é a participação em projetos de Internet das Coisas (IoT), principalmente em áreas rurais, onde fazendeiros necessitam desenvolver esse tipo de serviços.

Por que é preciso profissionalizar a gestão de provedores?

Elaborar a gestão de provedores de maneira profissional é um ponto decisivo para o crescimento sustentável dos ISPs. É necessário pensar de forma estratégica para utilizar os recursos da melhor maneira possível e conseguir melhores resultados. Isso porque esse é um mercado bastante competitivo, embora simples ações possam fazer com que você obtenha uma grande vantagem competitiva sobre a concorrência. 

Sem a profissionalização da gestão de provedores, as estratégias não ficam claras, seu faturamento acaba estagnado, além dos custos aumentarem, e você pode não saber exatamente onde está errando. Por isso, uma gestão profissional faz com que você não perca a oportunidade de alavancar seus negócios e se tornar ainda mais competitivo no mercado de ISPs. 

O que trazemos neste guia?

Neste guia, apontamos alguns quesitos que irão auxiliar na profissionalização da gestão de provedores, fazendo com que seu negócio atenda às necessidades de seus clientes e obtenha vantagem competitiva em relação à concorrência. 

Abordaremos diversos quesitos que irão auxiliá-lo a gerir melhor o seu ISP, como o atendimento ao cliente, a transparência, a gestão da qualidade, as linhas de crédito, a padronização de processos, metas, infraestrutura adequada, área de atuação, receita pulverizada e marketing. 

Ao fim, trazemos um capítulo específico sobre as tendências para o mercado de ISPs para os próximos anos, como novos serviços, reforço de parcerias, coleta de dados estratégicos, foco na experiência do usuário e um atendimento em múltiplos canais, para que você já comece a se organizar para estar à frente de seus concorrentes. 

As expectativas para esse mercado são extremamente altas, já que as pessoas já consideram a internet uma necessidade básica, assim como a energia elétrica. Portanto, focando na profissionalização da gestão de provedores, as chances de você obter sucesso em seu negócio são também altíssimas.

Baixe o nosso guia gratuito “Gestão de provedores: como diminuir custos melhorando processos” e boa leitura!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()