Blog

Como aperfeiçoar a gestão de pessoas do seu provedor

A gestão de pessoas em provedores de internet nem sempre é prioridade. No dia a dia, o dono do negócio está mais preocupado com questões técnicas e em oferecer um atendimento de qualidade ao cliente. Além  disso, por ainda ser uma empresa pequena, é comum que nesse tipo de negócio um profissional abrace atividades de fora da sua área, fazendo um pouco de tudo.

Por esse motivo, um profissional financeiro ou administrativo também se responsabiliza pelas atividades de departamento pessoal. Assim, falta tempo para ter um olhar estratégico voltado para a gestão de pessoas. Isso também impede que o gestor faça contratações mais assertivas, mas com algumas dicas simples, é possível cuidar da gestão de pessoas e obter bons resultados para todos. Entenda melhor a seguir.

Por que seu provedor precisa cuidar da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é uma área dentro da empresa que garante o alinhamento entre os objetivos do colaborador e do provedor. Não é necessário ter um departamento inteiro dedicado à gestão de pessoas, mas é importante ter alguém olhando para essa área de forma estratégica.

Um profissional responsável pela gestão de pessoas vai garantir que a empresa faça contratações de acordo com as suas necessidades e objetivos. Além disso, vai impedir uma taxa alta de rotatividade,  ou seja,  quando a empresa demite e contrata com frequência. O ideal é que os profissionais possam construir uma carreira dentro do provedor.

Isso ajuda no atendimento ao cliente, melhora a qualidade na entrega do serviço e o desempenho do provedor. O profissional tem estabilidade e maior segurança para continuar se desenvolvendo. Todos ganham quando a empresa investe na satisfação do funcionário e mantém a equipe motivada

A seguir, listamos algumas dicas para que você possa implementar em sua empresa e ter uma gestão de pessoas mais estratégica.

5 dicas para aperfeiçoar a gestão de pessoas no provedor

Tenha um profissional dedicado

Para conseguir cuidar da gestão de pessoas no seu provedor, é preciso ter alguém olhando para essa área. Os profissionais que atuam no departamento pessoal ou na área de recursos humanos estão mais alinhados com as ações que envolvem a gestão de pessoas, por isso são mais indicados para a tarefa. 

Isso não impede que você se envolva também, caso queira lidar diretamente com a gestão de pessoas. No entanto, é importante que as atividades relacionadas com essa área sejam regulares.

Descubra o que os seus funcionários pensam sobre a empresa

Faça uma pesquisa com os colaboradores para entender o que pensam sobre a empresa, como estão os níveis de satisfação e motivação com relação ao trabalho. A pesquisa pode ser anônima para estimular mais respostas e evitar que os profissionais se sintam desconfortáveis em fazer críticas.

Em seguida, veja quais foram as respostas, identifique os pontos críticos e comece a pensar em estratégias para minimizá-los. Esse tipo de pesquisa deve ser realizado com frequência, pois ajuda a tornar o provedor um local cada vez melhor para se trabalhar. 

Acompanhe as ações das outras empresas e use-as como exemplo

O que os concorrentes estão fazendo pelos funcionários? Na área de tecnologia, a gestão de pessoas não é muito valorizada e isso pode ser um diferencial para o seu negócio. O profissional que se sente valorizado, trabalha com mais entusiasmo e motivação.

Além disso, as empresas que se destacam nesse sentido atraem mais profissionais interessados em fazer parte da equipe. Com isso, você conseguirá contratar os melhores técnicos do mercado. 

Saiba exatamente o perfil de colaborador que a sua empresa precisa

A gestão de pessoas também ajuda na formação de critérios para a contratação e demissão de colaboradores. Uma ação importante para quem atua com gestão de pessoas é definir qual o perfil de funcionário ideal para o negócio. 

Pessoas animadas, colaborativas, motivadas e que estão sempre dispostas a ajudar fazem com que o ambiente se desenvolva, ao contrário daqueles que estão sempre criticando e não conseguem atuar de forma resolutiva. 

Saber exatamente qual é o perfil de colaborador ideal para o seu provedor vai evitar contratações equivocadas e fazer com que o ambiente seja formado pelos melhores do mercado. 

Ofereça benefícios diferenciados para os colaboradores

Toda empresa quer manter os bons funcionários no time, mas para não perdê-los deve oferecer mais do que a concorrência. Além dos benefícios básicos determinados em lei, a empresa deve oferecer vantagens diferenciadas para quem faz parte da equipe.

Capacitações, treinamentos, salários melhores, qualidade de vida, reconhecimento profissional e oportunidade de carreira são apenas alguns dos benefícios que vão fazer com que seus colaboradores queiram permanecer na sua empresa.

Além dessas, outras ações podem ser adotadas em seu provedor. A gestão de pessoas deve ser constantemente aperfeiçoada para garantir que o melhor time de profissionais vai trabalhar em seu provedor.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue acompanhando o blog da Cianet e não perca nenhuma novidade. 

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()