Blog

Expansão de rede: como identificar áreas estratégicas para o seu provedor?

Em uma era marcada por tecnologias que ajudam os provedores de internet a serem mais precisos e eficientes, não há mais desculpas para fazer escolhas baseadas unicamente no feeling. Ter uma cultura baseada em dados é fundamental para garantir agilidade na tomada de decisão e rapidez na gestão do dia a dia. Isso vale, principalmente, nos momentos de expansão de rede.  

O Brasil apresenta um cenário extremamente competitivo no que diz respeito à banda larga. Atualmente, mais de 30 milhões de pessoas têm acesso à internet de alta velocidade no país, sendo atendidas por cerca de 9,7 mil provedores. Os ISPs têm liderado a expansão de rede e já respondem atualmente por 47% do mercado de fibra óptica até em casa. Esses números devem aumentar ainda mais, uma vez que o governo tem lançado uma série de medidas de incentivo para o setor. 

E como aproveitar todas as oportunidades que se apresentam? Em primeiro lugar, é importante entender como toda essa estrutura está distribuída para traçar estratégias mais coerentes e construir um planejamento sem erros.    

Como a análise de dados ajuda os provedores na expansão de rede

Os dados trazem respostas valiosas para as empresas. Quando organizados, eles permitem saber o número de fornecedores de banda larga em determinada região, a quantidade de clientes de cada um, as tecnologias mais utilizadas, entre tantas outras informações que ajudam a gerar insights para o negócio. Assim, o provedor consegue identificar onde estão as maiores oportunidades e conhecer em detalhes a infraestrutura de rede de cada local.

Incluir a coleta e análise de dados no planejamento estratégico é importante não apenas porque as empresas data driven têm se destacado no mercado, mas também porque ajuda a melhorar a experiência do usuário e impulsiona a inovação. Analisar o seu público, entender quem são os seus concorrentes, fazer uma análise minuciosa do mercado e direcionar as ofertas de serviços para os clientes potenciais, reduzem o ciclo de vendas e otimizam os ganhos do provedor.

Pensando nisso, o Cianet Labs, laboratório de inovação da Cianet, desenvolveu o Smart.COM, ferramenta que combina dados e inteligência de mercado para auxiliar os provedores na tomada de decisões estratégicas. Ele é uma solução de análise de oportunidades em telecomunicações que por meio do cruzamento de dados disponibiliza informações relevantes para que o provedor entenda melhor a área onde deseja atuar.

Confira os principais benefícios do Smart.COM

O Smart.COM é um importante aliado para os provedores regionais que desejam expandir sua rede. A partir de planilhas e recursos visuais como gráficos, o software permite aos usuários acompanhar o desempenho dos provedores regionais e das grandes operadoras por município, microrregião, mesorregião e estado. Ele revela também qual tecnologia é a mais utilizada no momento, o que é importante para que os provedores conheçam a realidade de cada região e as tendências de mercado.

Além disso, usando dados do IBGE, o software desenvolvido pelo laboratório de inovação da Cianet mostra o número de domicílios de determinada área, quais deles têm acesso à banda larga, quantos provedores e clientes existem e consegue filtrar ainda as empresas por quantidade de acessos.

Confira outras funcionalidades importantes e vantagens de utilizar o Smart.COM:

  • Dados atualizados todos os meses a partir da publicação da Anatel;
  • Agilidade na obtenção de respostas sobre determinada região;
  • Maior entendimento da atuação dos provedores regionais a partir dos dados de número de acessos;
  • Análise dos acessos dos provedores por mês;
  • Entendimento e comparação dos provedores;
  • Identificação dos provedores por estado, mesorregião, microrregião e município;
  • Identificação dos acessos por tecnologia de cada provedor.  

Com esses recursos, a solução oferece aos provedores tudo o que é preciso para a tomada de decisão mais eficaz e uma expansão de rede ágil e segura. Lembre-se: quanto mais dados você tiver sobre o seu cliente e a região em que deseja atuar, maiores são as chances de acerto.

Continue acompanhando o blog da Cianet e fique por dentro de todas as novidades do mercado de telecomunicações e provedores regionais. 

 

gestão de provedores

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()