Blog

Dicas práticas de gestão para ampliar um projeto de rede de fibra óptica

Você vive sonhando com o crescimento da sua empresa, mas será que está realmente preparado para a expansão do seu projeto de rede de fibra óptica? O mercado de ISPs está em um ótimo momento e é claro que você deve aproveitar, mas não tenha dúvidas de que esse processo também é cheio de desafios.

Ampliar o seu projeto de rede de fibra óptica requer alguns cuidados e, para te ajudar, preparamos este artigo com as principais dicas. Se você conseguir aplicar tudo o que indicamos aqui à sua realidade, pode ter certeza de que vai acelerar o crescimento do seu ISP, além de evitar o surgimento de muitos problemas nessa caminhada.

Então, acompanhe o conteúdo e dê os primeiros passos para o crescimento do seu negócio!

3 dicas para impulsionar o crescimento do seu projeto de rede de fibra óptica

1. Trabalhe com metas

Essa é, sem dúvidas, a primeira e mais importante dica que temos para o crescimento do seu projeto de rede de fibra óptica. Se você ainda não trabalha com metas, precisa começar hoje. Mas não estamos falando só de metas de instalação. Você precisa estabelecer metas para todas as áreas da empresa.

Quando você estabelece metas para as diferentes equipes, você divide com elas o objetivo de fazer a empresa crescer. Isso significa que os colaboradores se sentem mais envolvidos, sentem que têm um objetivo maior e com certeza vão trabalhar mirando nele.

Ou seja, além de garantir que você tenha uma equipe comprometida com os objetivos do seu negócio, os próprios colaboradores ganham motivos concretos que dão sentido ao trabalho deles dentro da empresa.

Para que tragam resultados satisfatórios, as metas devem ser bem específicas e definidas em conjunto com todas as áreas. Afinal, a empresa deve estar focada na mesma prioridade. Por exemplo, não adianta a área financeira buscar reduzir custos se a área de marketing focar em executar campanhas que exijam investimento. Por isso, todo mundo precisa saber qual é o plano e mirar nele. Assim, fica bem mais fácil (e sem brigas!) fazer o projeto de rede de fibra óptica crescer.

Leia também Expansão de rede: como identificar áreas estratégicas para o seu provedor?

2. Aumente o seu ticket médio

Se você quer que o seu negócio cresça, coloque uma coisa na cabeça: não é fazendo muitas instalações que você vai ganhar dinheiro. Faça uma comparação: é melhor ter 50 clientes pagando R$100 cada ou ter 100 clientes pagando R$50 cada? É a mesma coisa? Bom, o faturamento até pode ser o mesmo, mas a lucratividade é diferente.

Quando você opta por aumentar o ticket médio, você valoriza o seu serviço. Dessa forma, em vez de ter muitos clientes pagando pouco, você tem menos clientes pagando mais. O seu custo se torna menor e isso, obviamente, faz você lucrar mais.

Então, não foque em ser o provedor que mais vende internet na sua região. Foque, sim, em ser o provedor que cresce mais rapidamente. Em outras palavras, não se preocupe tanto com a quantidade, mas com a qualidade do serviço. É isso que vai fazer você ganhar velocidade no crescimento do seu projeto de rede de fibra óptica.

Leia também Provedor: como diferenciar seu atendimento com tecnologias de IA

3. Não hesite em inovar

Para ampliar o seu projeto de rede de fibra óptica, você não deve depender exclusivamente da venda do acesso de rede. Vá além. Faça mais pelo seu cliente. Inove em tudo o que você puder. Foque em prover soluções que atendam a desejos específicos do mercado consumidor.

O melhor fornecedor é aquele que oferece soluções que casam perfeitamente com a necessidade demandada. Portanto, busque compreender o mercado, estude como funcionam os processos de segmentos que você atenda, como educação, turismo, varejo, indústria de manufatura etc. O conhecimento da área vai te ajudar a entender as dores desses clientes e criar produtos específicos para eles.

Tenha como meta que até 30% do faturamento bruto anual da empresa seja proveniente de produtos e serviços que não tenham sido comercializados no período fiscal anterior. Nunca esteja refém de um mercado competitivo. Esteja à frente, sempre inovando. Oxigene o seu portfólio, considerando as novas tendências. Por exemplo, para fomentar o IoT (Internet of Things), gere soluções de serviços gerenciados, gerenciamento de dispositivos móveis, segurança gerenciada, entre outras soluções inovadoras.

Sendo assim, trabalhe estrategicamente e, planejando suas ações e sempre buscando diferenciais. Isso faz o seu provedor se destacar em relação à concorrência e se tornar muito mais competitivo. Dedique-se a sempre oferecer um bom atendimento, busque novos canais para a aquisição de clientes e inove tanto nos processos de vendas e marketing, quanto nos processos internos. 

Agora que você já sabe como alcançar mais espaço para o seu projeto de rede de fibra óptica, queremos que você entenda como nós, da Cianet, podemos te ajudar nesse crescimento. Confira este artigo. 😉

Como a Cianet pode impulsionar o crescimento do seu provedor regional

 

checklist como não errar ao escolher o fornecedor de produtos de fibra óptica

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()