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Compras com segurança: cuidados na hora de adquirir um equipamento

A qualidade na entrega do serviço de internet depende de uma série de fatores, a escolha dos equipamentos é um deles. Um equipamento robusto vai garantir que o sinal seja entregue com qualidade e que toda operação funcione adequadamente. Dessa forma, diversos problemas serão evitados, tanto internamente, quanto com o cliente. Para isso, no entanto, é fundamental conhecer o fornecedor, materiais e suporte que oferece. 

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para compras com segurança para os equipamentos do seu provedor. Confira a seguir!

 

Falta de qualidade no serviços estimula o aumento das reclamações 

 

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) registrou um aumento no uso da internet de 40% a 50%, durante o período de quarentena. Junto com esse aumento, cresceu também o número de reclamações dos clientes. De acordo com o órgão, no início do isolamento, foram 67 mil reclamações registradas, passando para 74 mil em abril e 73 mil em maio. 

No mesmo período do ano anterior, os registros foram de 50 mil reclamações em março, 48 mil em abril e 47 mil em maio. Agora que as pessoas estão passando mais tempo em casa, conseguem analisar melhor os serviços contratados e identificar se as operadoras estão cumprindo com o contratado. 

Ao passo que as contratações de planos e o uso de internet aumentam, as reclamações também crescem. Muito disso se deve ao fato de que as operadoras não contam com recursos de qualidade para o fornecimento de internet para o cliente. 

Negligenciar alguns fatores na contratação de um fornecedor pode causar sérios danos para a imagem da operadora, prejudicando sua relação com o cliente e sua imagem no mercado de forma geral. Veja a seguir, o que você não pode abrir mão na hora de contratar o fornecedor para a sua empresa.

 

4 cuidados necessários para compras com segurança 

 

Pesquise sobre o fornecedor

Esse é o primeiro passo antes de qualquer relação com o fornecedor. Informe-se sobre seu histórico, há quantos anos a empresa está no mercado, quem são seus clientes e, principalmente, os tipos de processos ou reclamações que já foram registrados sobre ela nos órgãos fiscalizadores. 

Essa pesquisa te ajudará a ter um parâmetro de como a empresa vem atuando no mercado e o tipo de suporte e atendimento que é oferecido aos seus clientes.

 

Escolha empresas certificadas

A Anatel é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar os serviços de telefonia e internet no país. Empresas que não são certificadas e não estão em em conformidade com as normas do órgão não podem ser consideradas como de confiança. 

Além disso, caso você ou seu cliente tenha algum problema com o serviço de internet, será mais difícil cobrar que uma solução seja apresentada. A Anatel não conseguirá fiscalizar o serviço e você corre o risco de ter que levar a cobrança para a justiça. 

 

Informe-se sobre a origem dos materiais

A origem dos equipamentos é um ponto que exige sua atenção. Alguns fornecedores trabalham com equipamentos usados ou importados, de países como China e Paraguai. Os principais problemas que você pode enfrentar é a falta de garantia, o equipamento estar mal configurado ou com sua vida útil comprometida. 

O ideal é que os equipamentos sejam novos e desenvolvidos por empresas brasileiras, assim você terá maior segurança, podendo solicitar suporte ou a troca desses materiais.

 

Trabalhe com empresas especializadas

Existem diversas empresas no mercado que atuam com a revenda de equipamentos para provedores de internet, mas não são especializadas. São fornecedores que compram os materiais de outras empresas e revendem.

O problema de negociar com esse tipo de fornecedor é que, dificilmente, ele vai oferecer um suporte ou atendimento técnico para sua empresa. Com isso, em caso de qualquer problema com o sistema, você terá que contatar o fabricante. 

Além disso, é mais difícil saber qual é a procedência dos equipamentos nesses casos. Ou seja, se tiver qualquer problema com o material, pode ser mais difícil encontrar o fabricante ou até conseguir uma garantia. 

Um fornecedor especializado vai trabalhar com equipamentos de qualidade, com garantia, procedência, vai oferecer suporte e amparo para o seu negócio. A compra de um equipamento de internet deve ser feita sempre em sites oficiais e, de preferência, com fornecedores brasileiros. Assim, você terá mais segurança ao atender o seu cliente. 

Tem dúvidas sobre como escolher os equipamentos certos para o seu provedor? Converse com a nossa equipe de especialistas. Nós vamos te ajudar a fazer a melhor escolha para o seu negócio.

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