Blog

Como reduzir custos em provedores de internet

Não adianta, o planejamento financeiro passa por três etapas básicas: economizar, poupar e investir. Se o seu provedor tem planos de ampliar a carteira de clientes, expandir a rede ou melhorar o fluxo de caixa, o primeiro passo é empregar bastante tempo no planejamento estratégico. É esse documento que consegue identificar quão madura a empresa está, quais são os seus processos e o que deve ser feito para crescer. Depois é reduzir custos e trabalhar para executar o plano, medir os resultados e analisá-los, sempre. Só assim é possível ter insights para melhorias.

Além disso, para fazer um planejamento financeiro é necessário antes organizar a empresa. Como é feita a gestão de clientes hoje? O seu provedor consegue identificar com facilidade quais são os usuários inadimplentes? Quais são as principais reclamações dos consumidores? Pensando nisso, o blog da Cianet lançou recentemente uma  planilha na qual é possível inserir todas essas informações que vai otimizar o tempo da sua equipe.

CTA

Agora que você já conhece o caminho do planejamento financeiro, continue a leitura deste artigo e confira nossas dicas para reduzir custos no seu provedor de internet.

3 dicas eficazes para reduzir custos em provedores de internet

Gestão de provedores

O papel da gestão de provedores é manter a engrenagem da empresa funcionando. Isso é importante tanto para reduzir de custos quanto para organização, execução e análise de processos. Por isso os cargos responsáveis pelas tomadas de decisão são tão importantes em uma empresa que pretende melhorar o faturamento, reestruturar processos  e cortar os excessos.

Se o gestor tem limitações para direcionar os colaboradores de algumas áreas, o ideal é investir em cursos de capacitação. Aqui listamos 6 cursos gratuitos para melhorar a administração do provedor que vão desde a criação de  estratégias para o crescimento, passando pelo Marketing Digital para provedores e até aulas sobre liderança ligadas à inovação.

Outro ponto que merece destaque  é o investimento em soluções que prometem otimizar o dia a dia no provedor. Você já pensou em investir em um software de gestão para provedores? Quais as necessidades que você gostaria que ele resolvesse? Divida conosco nos comentários!

Recursos Humanos

Reduzir custos com pessoal não necessariamente significa otimizar a rotina com ferramentas e demitir alguns colaboradores, mas sim fazer com que a equipe se sinta parte do negócio, se engaje com os resultados e assim contribua  para o aumento dos lucros e a redução dos custos. Afinal, quando um provedor resolve gastar menos, essa decisão afeta o dia a dia de quem trabalha lá.

Diante desse contexto, é imprescindível investir no bem-estar dos profissionais que atuam em sua empresa. Reforce a comunicação interna, empregue recurso em capacitação, crie programas de incentivo e não se esqueça que uma equipe motivada trabalha mais e melhor.

Custos operacionais dos ISPs

Os custos operacionais envolvem gastos básicos como aluguel, água, luz, materiais de escritório, telefone e internet. Para essas questões é importante sempre negociar com fornecedores, ter planos com operadoras de celular, criar o hábito de fazer ligações por meio de telefones IPs e conscientizar os colaboradores com atividades básicas, como por exemplo, desligar o monitor na hora do almoço ou só imprimir documentos quando for realmente necessário.

No entanto, existe outro custo operacional que deve ser analisado com cautela: a compra de equipamentos. Aqui é imprescindível fazer pesquisa de melhor preço, mas não deixar de lado a qualidade e a confiabilidade do fornecedor. Um produto com preço baixo e qualidade inferior pode acabar custando o dobro e não oferecendo o serviço que o cliente deseja. Para saber mais sobre a relação entre qualidade e desempenho dos equipamentos, você pode conferir os artigos: 3 dicas para evitar a compra de equipamentos de baixa qualidade para seu provedor de internet e Fatores que influenciam na velocidade da internet.

E você, o que tem feito para reduzir custos no seu provedor de internet? Conte pra nós e deixe o seu comentário abaixo!

Compartilhar:

1 comentário sobre "Como reduzir custos em provedores de internet"

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()