Como otimizar o suporte ao cliente de ISPs

Como anda o suporte ao cliente na sua empresa? Seus colaboradores estão mesmo preparados para resolver os problemas dos clientes? Depois da solicitação concluída, o cliente fica realmente satisfeito?

Esses são alguns pontos do suporte ao cliente que você precisa se manter atento. Afinal, um único cliente insatisfeito é capaz de arruinar o seu negócio. Não tenha dúvidas do que um cliente enfurecido pode fazer para destruir a reputação do seu provedor de internet.

Para evitar que você enfrente problemas assim, preparamos este artigo com dicas para otimizar o suporte ao cliente na sua empresa. Aplique cada uma delas e faça o seu cliente não apenas ficar satisfeito, mas também se tornar um promotor da sua marca! 😉 

3 dicas para arrasar no suporte ao cliente do seu provedor de internet

1. Treine sua equipe para ser empática nos atendimentos

Há uma maneira infalível de desenvolver empatia em qualquer situação: colocar-se no lugar do cliente. É exatamente isso o que você precisa fazer os seus colaboradores entenderem para garantir um atendimento de excelência.

Em algum episódio de muito estresse, você já foi atendido por uma pessoa empática, que te ouviu com atenção e realmente se preocupou em resolver o seu problema? Você consegue perceber a diferença entre um atendimento assim e um atendimento em que claramente a pessoa está com pressa, querendo se livrar logo? A diferença é gritante e com certeza o seu cliente também percebe isso.

Então, treine a sua equipe para ter paciência de ouvir o cliente e esperar que ele conte todos os detalhes do problema. Prepare os seus colaboradores para transmitirem segurança na fala, deixando o cliente confiante de que o problema será resolvido. Tudo isso contribui para um melhor suporte ao cliente.

2. Demonstre esforço em realmente resolver o problema

Além da empatia, é essencial que o suporte ao cliente transmita a ideia de que efetivamente está buscando a solução do problema. Parece óbvio, mas é muito comum que o cliente tenha a sensação de que o contato com o atendente é uma mera formalidade para registrar a reclamação.

No entanto, é importante lembrar que boa parte dos chamados refere-se a questões básicas, que podem ser facilmente resolvidas no primeiro contato. Essa resolução rápida é um super ponto que você ganha com o cliente. Afinal, ele já vai esperando que será transferido ou ainda que vai precisar agendar uma visita técnica. Superando as expectativas dele, você com certeza vai ganhar a admiração dele.

Mas, se for uma situação cuja solução não seja tão simples assim, oriente a sua equipe a sempre perguntar o que pode fazer para ajudar naquele momento e a enfatizar que está fazendo de tudo para resolver o problema o mais rápido possível.

3. Esteja sempre disponível

Quando o cliente tem um problema, tudo o que ele quer é resolver logo. Então, para não correr o risco dele já sair xingando a sua empresa nas redes sociais, o suporte ao cliente precisa estar disponível 24 horas, com tudo preparado para ele sair satisfeito.

É muito importante que você levante os principais problemas que costumam acontecer, por meio da construção de um FAQ, observando quais são as situações que surgem com mais frequência e quais são as possíveis soluções. Isso já garante a agilidade que o cliente espera do atendimento porque, quando ele entrar em contato, o atendente já tem em mãos uma lista de potenciais maneiras de resolver o problema.

E, para tornar o atendimento ainda mais eficiente (e mais barato para a sua empresa), considere contar com um chatbot que utilize inteligência artificial. Um robô como esse é capaz de emitir segunda via de boleto, oferecer suporte técnico e apresentar planos a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. Ou seja, automatizar o atendimento a questões básicas é uma ótima maneira de garantir a satisfação do cliente, que tem seu problema resolvido sem muito esforço.

A verdade é que contar com o apoio da tecnologia no seu suporte ao cliente só traz vantagens: mais agilidade, maior produtividade, redução de custos, satisfação (e consequente fidelização) dos seus clientes e outros incontáveis benefícios.

Agora que você já sabe quais são as nossas principais dicas para otimizar o suporte ao cliente do seu provedor de internet, temos uma dica extra. Você sabe como acompanhar a qualidade do serviço oferecido e a satisfação dos seus clientes? Descubra como aplicar uma pesquisa de satisfação realmente eficaz. Contamos tudo neste e-book para você. Confira e coloque em prática já!

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