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5 estratégias de marketing digital para vender planos de internet

O mercado de provedores de banda larga se tornou bastante competitivo nos últimos anos exigindo que os ISPs inovem na maneira de vender planos de internet. Diante do contexto desafiador, o marketing digital pode ser uma ótima saída para atrair e fidelizar clientes. Isso significa promover as ações da sua empresa por meio da internet.  

Uma das principais vantagens dessa estratégia, principalmente quando falamos de pequenos provedores, é que ela é menos custosa e mais eficiente que os métodos offline. Além disso, permite às empresas conhecer a fundo o seu público. Assim, é possível criar campanhas e conteúdos direcionados, alcançando as pessoas que estão realmente dispostas a adquirir o seu produto ou serviço. Outros benefícios são:

  • Visibilidade – o marketing digital ajuda o seu provedor a ficar melhor ranqueado em mecanismos de busca como o Google, tornando-o mais conhecido e atingindo mais pessoas e potenciais clientes;
  • Segmentação do público – campanhas de marketing online permitem entregar a mensagem correta à pessoa certa por meio de ferramentas que segmentam os consumidores por região ou faixa etária;
  • Interação – a relação com o cliente é muito mais próxima, pois ele pode interagir com o provedor via redes sociais, e-mail ou outras plataformas;
  • Mensuração – é possível ter acesso a dados importantes em tempo real, ajudando na tomada de decisão.

Veja abaixo 5 estratégias para vender planos de internet utilizando o marketing digital

Inbound Marketing

Criado nos Estados Unidos, esse conceito começou a se popularizar no mundo em 2009 e vem sendo utilizado como estratégia de vendas por vários setores, inclusive entre os provedores de internet. De maneira simples, no Inbound Marketing é o cliente que procura a empresa e não o contrário. Isso acontece por meio da divulgação de materiais que gerem interesse do público, como ebooks, textos para blogs e whitepapers. A partir dessa atração é realizado todo o trabalho de relacionamento com o prospect, respeitando sempre o funil de vendas, para que ele se torne, enfim, um cliente.   

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos principais pilares do Inbound Marketing e um ótimo aliado para vender planos de internet. O objetivo desta estratégia é captar novos clientes e fidelizar os já existentes oferecendo informação de qualidade por meio de ebooks, artigos em blogs, etc. Chamamos essa prática de “educar a audiência”, apresentando temas relevantes e mostrando como a sua empresa pode ajudar a sanar certas dores. Os assuntos podem ser desde a velocidade de internet indicada para cada tipo de usuário, um passo a passo para resolver pequenos problemas técnicos ou até mesmo explicar como é feita a instalação dos serviços de internet.

E-mail marketing

Embora muitas pessoas acreditem que o e-mail esteja se tornando obsoleto, o fato é que ele continua a ser um dos melhores canais de relacionamento com o seu público. Uma pesquisa do instituto MarketingSherpa, especializado em marketing, mostra que 72% dos consumidores preferem essa forma de contato. O e-mail marketing pode ser promocional (quando o objetivo é apresentar um produto), uma newsletter (de caráter informativo, com textos maiores e links para o seu site), transacionais (enviados a pedido do cliente, como a solicitação de uma nova senha ou após a realização de um cadastro) ou ainda de boas vindas (personalizando a mensagem para quem acabou de adquirir seu produto ou serviço).     

SEO

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) servem para destacar o seu provedor em mecanismos de busca como o Google e consequentemente, vender planos de internet. Em outras palavras, deixá-lo sempre nos primeiros lugares quando alguém procura informações sobre o seu segmento. Para isso são aplicadas técnicas que vão do uso de palavras-chave a códigos que referenciam o título ou as imagens utilizadas nos textos. O Google prioriza os resultados com base em 200 fatores de ranqueamento diferentes, sendo que as análises de dados determinantes sobre a ordem de organização e exibição do conteúdo nos feeds de notícia costumam mudar com certa frequência. Por isso, é muito importante estar sempre atualizado com relação aos algoritmos.   

Redes Sociais

Ninguém mais duvida que a presença nas redes sociais ajuda na atração de clientes. Se no começo elas serviam como uma plataforma de socialização entre amigos, hoje elas são um canal interessante para os provedores aplicarem o marketing digital ao vender planos de internet. A explicação é simples: o alto número de pessoas (leia-se potenciais clientes) que fazem parte desse universo. Elas podem ser usadas para divulgar ofertas, promover o conteúdo do seu site ou anunciar novidades do setor de banda larga. Um ponto importante, no entanto, é que as redes sociais não dispensam a necessidade de ter um canal próprio de comunicação com o seu cliente.

E o seu provedor, utiliza estratégias de marketing digital para vender planos de internet? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

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