5 estratégias de marketing digital para vender planos de internet

É fato que o mercado de provedores de banda larga se transformou em um ambiente competitivo nos últimos anos, exigindo que os ISPs inovem na maneira de vender planos de internet

Diante do contexto desafiador, o marketing digital pode ser uma ótima saída para atrair e fidelizar clientes. Afinal, seus clientes estão online e dependem cada vez mais da internet. O que eles querem é ter a melhor experiência possível na contratação desse serviço.

Provedores são fornecedores de internet e precisam se fazer mais presentes no ambiente digital para criar e manter uma proximidade maior com seus clientes.

Uma das principais vantagens dessa estratégia, principalmente quando falamos de pequenos provedores, é que ela é menos custosa e mais eficiente que os métodos offline, já que pode ser mais fácil encontrar o público correto. 

Uma explicação para isso pode ser o tempo que os brasileiros passam na internet. De acordo com dados da Hootsuite, o nosso país é o segundo mais conectado, passando uma média de nove horas diárias na internet

Optando por esse modelo de comunicação, é possível criar campanhas e conteúdos direcionados, alcançando as pessoas que estão realmente dispostas a adquirir o seu serviço de internet. Outros benefícios são:

  • Visibilidade – o marketing digital ajuda o seu provedor a ficar melhor ranqueado em mecanismos de busca como o Google, tornando-o mais conhecido e atingindo mais pessoas e potenciais clientes;
  • Segmentação do público – campanhas de marketing online permitem entregar a mensagem correta à pessoa certa por meio de ferramentas que segmentam os consumidores por região ou faixa etária;
  • Interação – a relação com o cliente é muito mais próxima, já que o cliente pode interagir com o provedor via redes sociais, e-mail ou outras plataformas;
  • Mensuração – é possível ter acesso a dados importantes em tempo real, ajudando na tomada de decisão.

5 estratégias para vender planos de internet utilizando o marketing digital

1. Inbound Marketing

Criado nos Estados Unidos, esse conceito começou a se popularizar em 2009 e vem sendo utilizado como estratégia de vendas por vários setores, inclusive entre os provedores de internet. 

Para quem não conhece, no Inbound Marketing é o cliente que procura a empresa e não o contrário. Isso acontece por meio da divulgação de materiais que instigam a curiosidade e o desejo de compra do público. Os conteúdos podem ser planejados em diversos formatos, incluindo ebooks, textos para blogs e documentos longos mais aprofundados (conhecidos como “whitepapers”).

Depois de atrair o indivíduo, é realizado o trabalho de relacionamento com o potencial cliente, respeitando sempre o funil de vendas. Sendo assim, é fundamental seguir o passo a passo para transformar esse usuário em cliente, mantendo uma relação que entrega produtos, serviços, conteúdo, informação e conhecimento.  

 

2. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos principais pilares do Inbound Marketing e pode ser um aliado para vender planos de internet. O objetivo desta estratégia é captar novos clientes e fidelizar os já existentes oferecendo informação de qualidade por meio de ebooks, artigos em blogs e infográficos, por exemplo. 

O termo mais conhecido para essa ação é “educar a audiência”, abordando temas relevantes nos conteúdos e mostrando como a empresa pode contribuir com dúvidas e determinadas dores. Neste caso, os assuntos podem ser desde a velocidade de internet indicada para cada tipo de usuário, um passo a passo para resolver pequenos problemas técnicos ou até mesmo uma explicação sobre a instalação dos serviços de internet.

Para ter uma ideia da importância desse mecanismo, 73% das empresas brasileiras já utilizam o marketing de conteúdo como estratégia, de acordo com números da Content Trends.

 

3. E-mail marketing

Embora muitas pessoas acreditem que o e-mail esteja se tornando obsoleto, o fato é que ele continua a ser um dos melhores canais de relacionamento com o seu público. Uma pesquisa do instituto MarketingSherpa, especializado em marketing, mostra que 72% dos consumidores preferem essa forma de contato

O e-mail marketing pode ser promocional (quando o objetivo é apresentar um produto), uma newsletter (de caráter informativo, com textos maiores e links para o seu site), transacionais (enviados a pedido do cliente, como a solicitação de uma nova senha ou após a realização de um cadastro) ou ainda de boas-vindas (personalizando a mensagem para quem acabou de adquirir seu serviço).     

A periodicidade de envio, o horário de encaminhamento e a escolha pela base de contatos também são fatores que podem influenciar na taxa de abertura da mensagem. Por isso, é fundamental estar atento à estratégia que será adotada para alcançar a conversão.

 

4. SEO

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) servem para destacar o seu provedor em mecanismos de busca como o Google e, consequentemente, vender planos de internet. O objetivo desse mecanismo é deixar a sua marca sempre nas primeiras páginas de pesquisa, sendo uma referência nas buscas.

E, para conquistar as primeiras posições, é necessário produzir conteúdos com técnicas que vão do uso de palavras-chave a códigos que referenciam o título ou as imagens utilizadas nos textos. O Google prioriza os resultados com base em 200 fatores de ranqueamento diferentes, sendo que as análises de dados determinantes sobre a ordem de organização e exibição do conteúdo nos feeds de notícia costumam mudar com certa frequência. 

Por isso, é muito importante estar sempre atualizado com relação aos algoritmos e ao funcionamento dos motores de buscas. Essa é a maneira correta de garantir o marketing para provedores e a posição na primeira página do Google. 

 

5. Redes Sociais

Não há dúvidas que a presença nas redes sociais é imprescindível para conquistar novos clientes. Se no começo essa tecnologia era utilizada para a socialização entre amigos, hoje é um canal interessante para os provedores aplicarem o marketing digital ao vender planos de internet.

A explicação é simples: o alto número de pessoas — potenciais clientes — que fazem parte desse universo. As mídias podem ser utilizadas para divulgar ofertas, promover o conteúdo do seu site ou anunciar novidades do setor de banda larga. Um ponto importante, no entanto, é que as redes sociais não dispensam a necessidade de ter um canal próprio de comunicação com o seu cliente.

Ou seja, as redes sociais devem ser usadas como parte de um planejamento de comunicação capaz de corresponder às expectativas dos seus possíveis clientes, chamando a atenção dos usuários para os conteúdos de relevância. Saiba mais sobre estratégias de marketing digital para vender planos de internet no nosso podcast para provedores de internet, o Provecast!

E o seu provedor, utiliza estratégias de marketing digital para provedores? Como é vender planos de internet? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

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