4 ferramentas de produtividade para otimizar a rotina no ISP

O novo consumidor é multitela, ou seja, enquanto assiste a novela, ao jornal ou a um comercial na TV, utiliza de forma simultânea o smartphone. Esse comportamento fez, inclusive, que marcas mudassem suas estratégias de publicidade para prender a atenção dos multiscreeners. Além disso, usa-se aplicativos para quase tudo: meditação, corrida, delivery de comida  e transações bancárias. Em um país onde a população conectada tem em média 15 aplicativos instalados e que um dos maiores meios de troca de mensagens instantâneas está presente em 93% dos celulares, como fazer para manter o foco nas atividades diárias? Talvez, o segredo esteja em utilizar os próprios smartphones como ferramentas de produtividade.

Pensando nisso, o blog da Cianet selecionou uma série de aplicativos e ferramentas que podem ser úteis na hora de tornar o dia mais produtivo, afinal a tecnologia é essencial não apenas para o crescimento dos ISPs brasileiros, mas também na hora de otimizar a rotina, principalmente para os provedores que estão começando ou que pretendem expandir a sua rede.

No entanto, é importante ressaltar que, ser produtivo é muito relativo. Não está relacionado com trabalhar 12 horas seguidas. Depende da cultura organizacional, do tipo de cliente do seu provedor, do escopo do projeto e do recurso investido nele. Algumas atividades contam com um tempo mais apertado e a eficácia com que essas tarefas são executadas é que torna o colaborador produtivo. Por outro lado, em um cenário no qual o investimento no projeto é muito alto e a qualidade deve ser igualmente altíssima, o tempo se torna menos importante e a qualidade deve ser priorizada ao máximo. 

O conceito de produtividade está longe de ser absoluto e, por isso, investir em ferramentas de produtividade é essencial para garantir as entregas. Saiba mais na sequência.

4 ferramentas de produtividade para o seu s provedor

Hashtracké uma das ferramentas de produtividade mais indicada para o gerenciamento de tempo investido em projetos e tarefas. Nela, é possível monitorar a produtividade pessoal e da equipe por meio de um cronômetro que mede o tempo que cada tarefa levou para ser concluída.  O importante aqui é analisar quanto um cliente ou projeto está consumindo de horas e dinheiro para o provedor. Assim, contribui como um dado estratégico para tomadas de decisão.

Trellouma das maiores vantagens dessa ferramenta de produtividade é que ela é muito visual. O Trello utiliza um esquema de separação das atividades em quadros, cartões e listas. Nele, é possível delegar tarefas a colaboradores, incluir checklists, inserir arquivos, prever datas de conclusão e acompanhar em tempo real o andamento das atividades.

Evernote – este aplicativo é uma das ferramentas de produtividade mais utilizada por quem precisa viajar muito a trabalho. Há quem diga que o Evernote funciona como o bloco de notas, mas a grande verdade é que pode ser utilizado como um braço direito para quem tem dificuldades para organizar a rotina. Isso porque a ferramenta possibilita que as anotações sejam divididas por assunto, permite o anexo de fotos, vídeos e áudio e todas essas informações ficam gravadas na nuvem, o que evita perdas de arquivos. Os dados podem ser acessados em qualquer hora e por qualquer dispositivo conectado à internet.

Pomodoro – o Pomodoro é mais uma técnica do que uma ferramenta. É muito utilizado por quem tem dificuldade de concentração e foco. O seu funcionamento é muito simples: faça listas com pendências, ligue um temporizador com um tempo de 25 minutos e inicie seus trabalhos. Nesse tempo, você deve permanecer completamente concentrado e, após esse período conhecido como Pomodoro, faça pausas de 5 minutos. O período de descanso é ideal para fazer alongamento, ir ao banheiro ou beber um café ou uma água. Feito isso, marque novamente 25 minutos no relógio. Depois de quatro Pomodoros, faça uma pausa de 30 minutos. Já existem aplicativos disponíveis para facilitar o controle dos Pomodoros, alguns até mesmo bloqueiam a internet do celular durante a execução da atividade. Assim, impedem aquela olhadinha rápida nas redes sociais.

Agora que você já conhece essas ferramentas de produtividade que podem otimizar a rotina da empresa, clique aqui e baixe nosso e-book gratuito: Como se tornar um provedor de sucesso.