Pesquisa Great Place to Work consolida bons resultados obtidos pela Cianet na gestão de pessoas

Há pouco mais de um ano, a direção da Cianet, empresa que desenvolve soluções voltadas para o mercado de operadores de TV e internet, decidiu que era preciso dar uma guinada estratégica em seu modelo de negócios. O foco principal, contudo, não foi o desenvolvimento de um novo software ou produto, mas o investimento em pessoas, no time da empresa e na mudança do perfil dos funcionários. Com 21 anos de atividade, a empresa já registrava bons resultados: há cinco anos, está no ranking da Deloitte/Exame como uma das 250 PMEs que mais crescem no país.

A mudança de visão, que vai desde um novo formato de contratação e seleção e passa também por investimentos em capacitação, já deu resultados. A Cianet conquistou o terceiro lugar entre as melhores para trabalhar em Santa Catarina na pesquisa “Great Place to Work”, na categoria pequena empresa. “Havia um desafio: não somos uma startup recém-criada, mas uma companhia consolidada, com mais de duas décadas de mercado e uma cultura estabelecida”, comenta a gerente de Marketing e Gestão de Pessoas da Cianet, Viviane Goulart.

Por isso, o primeiro passo foi um processo de alinhamento feito pelas lideranças da empresa – fundamental para que todos tivessem uma imersão na cultura que estávamos implantando na empresa e pudessem inspirar os liderados – seguido por ações de empoderamento dos funcionários, como a campanha “Todos Podem”, que dividiu lucros pelo alcance de metas e distribuiu prêmios (viagens nacionais e internacionais, smart tvs etc).

“Os resultados que estamos alcançando comprovam que qualquer estratégia de negócios deve passar pela valorização das pessoas que trabalham diariamente para o crescimento da empresa. Além de um clima inspirador para trabalhar todos os dias, temos também o reflexo nos resultados financeiros, com crescimento acima do esperado em um ano com cenário econômico instável” destaca Viviane.

O resultado foi além do esperado pelos gestores e teve reflexos também nos negócios: entre janeiro e junho, a empresa registrou um aumento de 61% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado, somando um total de R$ 20 milhões. O resultado superou a expectativa inicialmente traçada pela empresa, que era de 50% frente ao primeiro semestre de 2014.

Fonte: ACATE