Cianet conquista prêmio de excelência por boas práticas em gestão

Fazer uma boa gestão da empresa significa mais do que apresentar bons resultados: é concentrar esforços constantemente para que a organização busque melhorias no negócio, ainda que eles estejam andando em bom ritmo e de forma rentável. A Cianet, empresa de Florianópolis que desenvolve e fornece tecnologia para provedores de internet, é um exemplo disso. Mesmo tendo crescido 30% no ano passado em relação à 2014 em plena crise e mantendo a previsão de ampliação do negócio para este ano, continuou aperfeiçoando estratégias e buscando a competitividade. Resultado: a empresa conquistou neste ano o Prêmio Catarinense de Excelência na categoria Primeiros Passos para a Excelência.

A distinção é organizada pelo Movimento Catarinense pela Excelência (MCE) e desde 2004 incentiva a melhoria da competitividade empresarial e da qualidade de vida. Anualmente mostra quais empresas se destacaram em outras três categorias, além da primeira, da qual agora faz parte a Cianet: Compromisso com a Excelência, Rumo à Excelência e Critérios de Excelência. Para conceder o prêmio, a empresa passa por uma análise profunda da sua gestão, feita por examinadores voluntários e baseados em um código de ética.

Ao todo, a Cianet passou por um processo de avaliação que considerou oito critérios. Na área da liderança os examinadores consideraram como a cultura organizacional da empresa, o desenvolvimento da gestão e os exercícios de liderança contribuem para o desempenho da organização. A estratégia e os planos da empresa, além dos clientes, a responsabilidade socioambiental, o desenvolvimento social, a capacitação e a satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho, os processos da cadeia de valor (fornecedores e processos econômico-financeiros) e os resultados também foram analisados.

“O desafio de uma organização de excelência transita pelo modelo de gestão por resultados. Em nossa empresa há um comprometimento verdadeiro de todos com os objetivos a serem alcançados. As lideranças são participativas e mantém seus times motivados e alinhados aos valores organizacionais”, comenta Silvia Folster, CEO da Cianet.

Além deste prêmio, a empresa é, há cinco anos, uma das PMEs que mais crescem no Brasil, segundo pesquisa realizada pela Deloitte. O reconhecimento veio depois de a Cianet implementar uma série de mudanças organizacionais como a junção de algumas gerências — marketing e recursos humanos, financeiro com suprimentos e a área de suporte e manutenção com a divisão industrial. Além disso, o desenvolvimento dos times, de uma nova cultura organizacional e do investimento nos ambientes funcionais renderam o reconhecimento da Great Place To Work como uma das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina no ano passado.

Fonte: ACATE