Os pilares de um serviço de internet de qualidade

Os pilares de um serviço de internet de qualidade

por Mariana Joenck | 20.10.17 | em Análise de Dados e Estratégia

O atendimento diferenciado e cada vez mais personalizado ao cliente é considerado hoje um dos principais componentes de um serviço de internet de qualidade. A Anatel divulgou recentemente a pesquisa que apontou a insatisfação dos consumidores com relação à prestação do serviço de banda larga fixa. Os motivos das avaliações negativas estão associados ao tempo de espera nas ligações telefônicas e a demora das operadoras em resolver as demandas dos clientes.

Para que os provedores de internet consigam alcançar a excelência no atendimento, é preciso desenvolver estratégias para satisfazer de forma rápida e eficaz as dúvidas e anseios dos clientes. Isso porque, não basta conquistá-los, mas é preciso também fidelizá-los.

A qualidade do serviço de internet se tornou um diferencial competitivo e o relacionamento com o cliente é estratégia fundamental para a sobrevivência do negócio. Nesse sentido, preocupar-se com a experiência do usuário é atender o que clientes e consumidores precisam e desejam durante toda a sua jornada de compra. Um ótimo exemplo para inspirar o seu provedor é o do Resort Ponta dos Ganchos, localizado em Santa Catarina. Sim, um resort pode ser fonte de inspiração e trazer muitos aprendizados! O case do resort foi apresentado no ISP Next Summit, evento promovido pela Cianet em agosto com o intuito de debater Transformação Digital e Inovação para provedores regionais.

Apesar dos desafios dos ISPs em atender as expectativas cada vez mais altas dos consumidores, o mercado de telecomunicações tem uma perspectiva de crescimento para os próximos anos. Para se ter uma ideia, os brasileiros passam, em média, quatro horas e 59 minutos por dia usando a internet, ultrapassando o tempo médio assistindo TV.

Pilares essenciais de um serviço de internet de qualidade

  • Atendimento personalizado ao consumidor

Conhecer melhor os seus clientes é fundamental para oferecer o plano mais adequado para atender às necessidades exigidas pelo público. Trabalhar os dados disponíveis de forma inteligente permite aos provedores de internet compreenderem melhor o perfil dos clientes atuais e potenciais para oferecer planos operacionais flexíveis e personalizados para perfis de clientes diferentes e que consomem internet de forma distinta. Neste post falamos por que você deve criar contratos voltados para o público-alvo do seu provedor.

Além da adequação de planos, os dados podem trazer inúmeros outros insights para o negócio. Eles são necessários para a tomada de decisão estratégica e devem ser usados para criar serviços de internet com cada vez mais qualidade e personalização, garantindo uma experiência única e levando à fidelização do cliente.

  • Surpreender e superar as expectativas dos clientes

De acordo com a Anatel, a qualidade do serviço de internet foi um dos maiores problemas apontados pelos consumidores de banda larga fixa. Portanto, encantar o consumidor em toda e qualquer interação, indo além do que o público espera pode ser a chave para um relacionamento mais duradouro. Em um mercado competitivo, ter um diferencial em termos de atendimento aumenta consideravelmente as chances de fidelização da marca.

  • Oferecer tecnologia de ponta e inovação

Como o mercado de telecomunicações é muito dinâmico e passa por mudanças constantes no que se refere ao surgimento de novas tecnologias, serviços e concorrência, é preciso ficar atento às tendências. Utilizar equipamentos de confiança para ter uma rede estável, investir em tecnologias modernas de fibra óptica e oferecer uma velocidade de banda maior já é o básico. Mas, o que você pode fazer além disso? Já parou pra pensar quantas oportunidades estão surgindo para os provedores regionais com a Transformação Digital?

Se você quer descobrir quais são elas, baixe agora nosso e-book gratuito sobre Transformação Digital e Provedores de Internet: como se preparar para as oportunidades de negócio.   

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A análise de dados ajuda não apenas para conhecer melhor seus clientes, mas também para entender seus concorrentes e estabelecer estratégias direcionadas para o sucesso do provedor. Se você deseja se aprofundar no tema, acesse os artigos que já publicamos no blog: Data driven - entenda a importância de uma cultura voltada para dados, Expansão de rede - utilize a inteligência de dados na sua estratégia de aumento de base e Data driven marketing - construindo uma estratégia de marketing para provedores baseada em dados e com foco do cliente.

Ao conseguir implementar melhorias de forma estratégica para o seu negócio, mais facilmente você conseguirá oferecer um serviço de internet de qualidade para seus clientes e prospects, entregando o que eles realmente precisam e esperam.