Série “Provedores na contramão da crise”: Aproveite o momento para fortalecer o relacionamento com clientes

O contexto econômico que vivencia o Brasil talvez não esteja muito propício para a aquisição de novos clientes (ainda que haja algumas controvérsias). Por isso, essa é a hora mais adequada para trabalhar o relacionamento com clientes e, por meio de algumas ações, fazer com que os atuais clientes contratem mais serviços de seu provedor e se tornem fiéis à sua empresa.

E como fazer isso? Trouxemos algumas dicas para fortalecer o relacionamento com clientes:

1 Nunca abandone o cliente

Envie e-mails sobre mudanças na programação, entrada de novas séries e filmes, novos canais que seu provedor venha a oferecer, novos serviços de internet e tudo que for pertinente ao seu cliente que aconteça dentro da sua empresa. O ideal é enviar um e-mail semanalmente para deixá-lo a par das atualizações do seu provedor.

2 Realize pesquisas de satisfação

Para saber se o cliente está satisfeito com seus serviços e o que você pode fazer para melhorar o relacionamento com clientes, é ideal realizar periodicamente pesquisas de satisfação (de seis em seis meses, por exemplo). Para isso, basta uma ligação ou até mesmo um envio de formulário elaborado no Google Docs, gratuitamente. Receber feedback de seus clientes é sempre valioso, inclusive quando for negativo, pois mostra onde você precisa melhorar e quais caminhos você deve traçar para atendê-los cada vez melhor.

3 Dê os parabéns no dia do aniversário de seu cliente

Pode parecer uma ação boba e sem significado, mas lembrar do aniversário de seu cliente com um e-mail ou até mesmo um telefonema estreita o relacionamento. Enviar um brinde é uma ação ainda mais customizada e próxima ao cliente.

4 Realize um ótimo pós-vendas

É comum que o cliente, logo após a venda, possa ter um momento de arrependimento. “E se o serviço não for bom? E se não atender às minhas necessidades?”. É nesse momento que começa o fortalecimento do relacionamento com clientes. Acompanhar sua clientela logo após a compra, questionando-o sobre possíveis dúvidas, mantendo-o certo de sua decisão de compra, é um ponto favorável para o relacionamento.

Existem muitas maneiras de melhorar o relacionamento com clientes. É preciso visualizar o seu negócio e inovar sempre, inclusive nesse quesito. Você tem outras ideias de ações para realizar essa aproximação com seu cliente neste momento de crise? Comente!