Redes Ópticas Passivas: saiba mais sobre as redes GEPON e GPON

Redes Ópticas Passivas: saiba mais sobre as redes GEPON e GPON

por Gabriel Ferraudo | 06.06.17 | em Infraestrutura e tecnologia

A fibra óptica é uma preocupação constante do blog da Cianet e o objetivo desse cuidado é evitar erros na hora da instalação e manutenção na redes dos provedores de serviço de  internet. Já publicamos artigos voltados para as empresas que querem começar a trabalhar com essa tecnologia, mostramos os principais cuidados na hora da instalação da internet e quebramos os principais mitos do uso da Fibra Óptica no material educativo: Verdades e mitos sobre fibra óptica - o que você precisa saber sobre essa tecnologia. Hoje, vamos apresentar as principais diferenças entre as duas principais tecnologias para as redes ópticas passivas.

As Redes Ópticas Passivas mais utilizadas atualmente são as GEPON e GPON. Ambas não necessitam de eletricidade no meio de transmissão e são ideais para a oferta de triple play. A rede PON (Passive Optical Network ou Rede Óptica Passiva) é uma evolução da arquitetura de rede ponto multiponto. Ela tem como principal característica o fato de não existirem equipamentos ativos entre a central local e o equipamento do usuário final, não sendo necessária energia elétrica na rede de distribuição

Continue a leitura e confira os principais elementos que fazem parte das redes ópticas passivas:

Redes ópticas passivas: sistema de transmissão de uma rede PON

1. Terminal de linha óptica (OLT – Optical Line Terminal)

É responsável pelo gerenciamento  do sistema e pelo provimento de uma interface ao restante da rede, podendo estar  localizado na central de serviços por meio de uma interface PON ou de forma descentralizada. O sinal óptico é transmitido pela OLT por meio da rede de distribuição óptica (ODN – Optical Distribution Network).

2. Unidade de rede óptica (ONU – Optical Network Unit) ou Terminal de linha óptica (ONT – Optical Network Terminal)

É responsável pelo recebimento do sinal óptico e conversão em sinal elétrico. É chamado de ONT quando se encontra na casa do assinante como um modem; já ONU é o termo designado quando ele se encontra no meio da rede, que é o caso de quando é feito um FTTB, FTTC, FTTN, entre outros.

3. Rede de distribuição óptica (ODN – Optical Distribution Network)

É a parte da rede óptica entre a OLT e a ONT, composta por fibra óptica e passivos ópticos. Esses componentes são divididos entre ativos e passivos ópticos, conforme descrito abaixo:

Ativos: OLT e ONT, por se tratarem de componentes ópticos e eletrônicos ativos;

Passivos: constitui todos os outros itens da rede, tais como divisores, conectores, adaptadores, caixas de emenda, pontos de terminação ópticos, etc. As tecnologias mais utilizadas atualmente em redes ponto/multiponto são o GEPON (Gigabit Ethernet Passive Optical Network) e o GPON (Gigabit Passive Optical Network).

Confira abaixo as principais diferenças entre as duas tecnologias:

 Tabela_2

Para saber mais diferenças entre essas tecnologias para redes ópticas passivas, acesse o infográfico: Em qual tecnologia investir GEPON ou GPON? Além disso, nossa área de materiais educativos contam com vários e-books gratuitos, incluindo temas sobre gestão para provedores, marketing digital, expansão de redes, entre outros.

fibra optica

  • RODRIGO

    Meus amigos, seria uma pergunta, temos uma situação na rede onde uma ONU Cianet esta derrubando outras é uma correria para identificar qual é. Se alguém poder ajudar fico grato. Abraço

    • Cianet

      Bom dia, Rodrigo. Entraremos em contato com você via e-mail. Obrigado pelo comentário e continue lendo nosso blog!

      • Diego

        Olá, seria legal se fosse compartilhada a informação, pois também estamos encontrando esse problemas em alguns casos e ter uma forma rápida de identificar ou isolar o causador seria muito bom.
        PS: A ONU volta luz no cabo ao ponto de se medir com powermeter um sinal comparável ao que se recebe no cliente.

        • Cianet

          Diego, entraremos em contato com você via e-mail.

          Atenciosamente,

          Equipe Cianet

          • victor

            Poderia também me orientar nessa situação?

          • Cianet

            Olá Victor!
            Obrigado por ler nosso Blog! Você poderia enviar um e-mail para suporte@cianet.ind.br para que possamos entender melhor o seu caso?
            Atenciosamente,
            Equipe Cianet

    • Victor

      Também estamos enfrentando esse problema em nossa rede, tivemos pouquíssimos casos em nossa rede de volta de luz, tem alguma correção ou prevenção para evitar isso?

  • Claudia Costa

    Bom dia. Gostaria de ter acesso ao material que vocês dizem estar disponibilizado na área educativa, porém não tenho sucesso ao tentar acessá-lo . A mensagem de que a página não está disponível é o que recebo.

    Já comprei equipamentos de vocês (modens HPN) para para o Rio de Janeiro (ceasa) e agora estamos pensando em implementar uma ligação de fibra entre os pavilhões para conectar duas lojas.

    • Cianet

      Nossos materiais são disponibilizados na seguinte página: http://blog.cianet.ind.br/materiais-educativos/. Ao clicar no conteúdo selecionado, você é levado a uma landing page, onde precisará preencher alguns dados. O material será disponibilizado em seguida, em PDF, no seu navegador, e também será enviado a você via e-mail. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato novamente. Sobre os equipamentos, nossa equipe comercial pode lhe ajudar com o seu projeto. Contate-nos no e-mail vendas@cianet.ind.br. Obrigado pelo interesse.

      Equipe Cianet

      • http://www.tdkom.com.br Cleri Aloisio Azevedo

        Cara Cláudia Costa

        Temos bastante experiência com o CEASA – atendemos Campinas e São Paulo (VoIP e rede óptica, inclusive GPON) – se precisar de ajuda para projetos (temos engenheiros e técnicos “CADistas”, e mesmo para implantação, temos no portfólio milhares de clientes conectados em fibra.
        Att
        Cleri at tdkom.net.br

  • http://www.linknetsolutions.com.br Rodrigo Tavares

    Prezados,

    Compramos uma OLT de vocês stand-alone, mas procurando algumas informações, estive em clientes recentemente que o sinal no powermeter no cliente informou 19.9 db, ou seja estou no limite o cliente funcionou durante 01 semana, mas de repente ele deixa de esta conectado, e deixa de comunicar com a OLT, existe algum problema que pode acontecer de uma ONT derrubar a outra, pois a de outro cliente voltou e esta que esta em outra extremidade caiu.

    Agradeço

    Rodrigo

    • Cianet

      Olá Rodrigo, obrigado por ler o nosso Blog! Para entendermos melhor o seu caso, sugerimos entrar em contato com nossa área de Suporte através do telefone (48)2106-0121 ou pelo e-mail suporte@cianet.ind.br. Obrigado.

  • Wallysson

    Bom dia queria ter acesso a esse material informativo!

  • Sedrakh Osório

    No bruto modo, qual é a diferença entre uma e outra? Porque deveria usar uma em vez da outra? Qual a desvantagem em usar uma em vez da outra?
    Obrigado.

    • Cianet

      Olá @sedrakhosrio:disqus! A escolha da tecnologia vai depender da sua realidade/necessidade. Geralmente, utiliza-se GEPON em operações menores e menos complexas e GPON para grandes operações ou com vários serviços agregados. Para entender mais um pouco sobre o tema, veja estes dois posts:
      -https://www.cianet.com.br/redes-gepon-caracteristicas-aplicacoes-e-o-futuro-da-tecnologia/
      -https://www.cianet.com.br/redes-gpon-caracteristicas-aplicacoes-e-o-futuro-da-tecnologia/

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição! Abraço!

  • Pedro Neto

    Posso utilizar uma ONU GPON com uma OLT EPON?

    • Cianet

      Olá @disqus_nVcess1FjL:disqus! O padrão GPON foi desenvolvido pela ITU-T e utiliza T-CONT para estabelecer comunicação. Já o padrão GEPON foi desenvolvido pela IEEE e utiliza LLID para estabelecer a comunicação. Ou seja, por se tratar de diferentes protocolos, não é possível utilizar uma ONU GPON com uma OLT EPON. Abraço!

  • Herlon Matos

    Devido a descontinuidade das OLT’s EPON 2780 pela Cianet estou mudando para a tecnologia GPON.

    • Cianet

      Olá @herlonmatos:disqus! As redes EPON e GPON são regulamentadas por instituições diferentes e oferecem diferentes velocidades, porém, o comprimento de onda utilizado em ambas as redes são os mesmos, impossibilitando assim a utilização de equipamentos EPON e GPON na mesma fibra óptica. Para saber ainda mais sobre cada tecnologia, acesse os posts:
      -https://www.cianet.com.br/redes-gepon-caracteristicas-aplicacoes-e-o-futuro-da-tecnologia/
      -https://www.cianet.com.br/redes-gpon-caracteristicas-aplicacoes-e-o-futuro-da-tecnologia/

      Abraço!

  • Valdenir Rengel

    Quais as características do tecnologia GEPON

  • Leonardo Mendes

    Existe compatibilidade de olt de gpon e gepon? Qual modelo mais utilizado no Brasil?

  • Rafa Thomaz

    Olá, nunca vi o uso de um amplificador óptico em uma topologia PON, para extender o alcance. Alguém saberia informar por que?