Provedores de internet na contramão da crise: 8 estratégias para continuar crescendo

Provedores de internet na contramão da crise: 8 estratégias para continuar crescendo

por Viviane Goulart | 07.02.17 | em Gestão e boas práticas

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE, mais da metade dos domicílios brasileiros têm acesso à internet. O relatório contabilizou 36,8 milhões de casas e 95,4 milhões de brasileiros conectados. É claro que a maioria dessas residências está nos grandes centros. Na série Mercado de banda larga, por exemplo, mostramos que no Sudeste a penetração de banda larga é de 60% – superior inclusive que a média nacional (50%) – e que na região Nordeste apenas 20 a cada 100 domicílios contam com conexão. Essas estatísticas demonstram ainda que, apesar da crise, os provedores de internet contam com uma oportunidade de expansão de negócio.

Além disso, a pesquisa alerta também para a necessidade de incentivar a conectividade nas classes C e D. Para os ISPs são oportunidades que se abrem, principalmente pelo fato das grandes operadoras não chegarem nos municípios mais periféricos.

Outra pesquisa divulgada pela Anatel apontou que os provedores regionais aumentaram 18% o número de oferta de serviços. O salto foi de 2.336 milhões em 2015 para 2.758 milhões em 2016. O maior crescimento de base de banda larga ficou com TIM (29%) seguido da Sky (17,46%). Neste post, selecionamos algumas dicas para os provedores de internet aproveitarem as oportunidades do mercado e crescerem de forma sustentável.

8 dicas para provedores de internet crescerem de forma sustentável

1. Gestão financeira

A primeira coisa que vem à cabeça de toda e qualquer pessoa quando se fala em crise é falta de dinheiro. E, se o faturamento de uma empresa cai é preciso trabalhar ainda mais na gestão financeira. É por isso que algumas ações são essenciais, principalmente nesse período. O primeiro passo para manter as finanças saudáveis é montar uma planilha com as receitas e despesas. Classifique esses gastos, crie um gráfico e acompanhe mês a mês. A curva de despesas foi maior que a de receita? É hora de acender a luz vermelha: o que você pode fazer para manter as contas equilibradas? Essas são algumas perguntas que surgem ao fazer um controle assertivo das finanças da empresa.

A classificação alinhada ao acompanhamento frequente dos custos e receitas de uma empresa pode contribuir nas tomadas de decisão nos provedores de internet. Outro ponto importante é manter um fluxo de caixa eficaz. Essa ferramenta nada mais é do que um relatório com todas as movimentações financeiras (de entrada e de saída) em um determinado período.

O fluxo de caixa pode, por exemplo, identificar quais os períodos que as vendas dos provedores de internet caem. Assim, os gestores podem promover ações para alavancar as vendas nesses períodos. Quem consegue gerenciar essa ferramenta já deu o pontapé inicial para a< expansão da rede e consegue definir estratégias para manter a saúde financeira da empresa.

Se esse ainda não é o caso da sua empresa, baixe um dos vários modelos gratuitos de planilha de orçamento que a internet oferece ou, ainda, invista em um software  financeiro. Existem várias opções no mercado que  disponibilizam um período de teste.

É importante ressaltar ainda que faturamento não é lucro. Se entrou uma grande quantia em dinheiro no seu negócio por conta da adição de vários usuários, não saia achando que você obteve lucro (e muito menos gastando por antecipação). Esses usuários podem, por exemplo, ter adquirido o serviço por causa de uma promoção de marketing e, por três meses, vão pagar um preço abaixo do usual. Isso quer dizer que você ganhou uma grande quantia em dinheiro, mas pode até ter tido prejuízo naquele período. Você só vai saber dos seus lucros se acompanhar com eficácia a gestão financeira da empresa.

2. Contabilidade

Contabilidade parece coisa de outro mundo não é mesmo? Então, se você é uma dessas pessoas que não têm muita afinidade com os números, pense na possibilidade de investir na contratação de uma empresa de contabilidade. Essa decisão será de grande ajuda, já que o profissional responsável não acumulará funções – como acontece nos pequenos e médios provedores de internet. Além disso, o contador será responsável por manter a documentação contábil em dia, cuidar de todas as questões legais sobre impostos e outros quesitos de vendas de serviços de internet em concordância.

3. Reduza custos

Nós já falamos da necessidade de classificar as receitas das despesas na empresa. No entanto, reduzir os custos é um passo importante para quem quer crescer de forma sustentável. E essa diminuição acontece a partir de um bom gerenciamento do funcionamento básico da organização. Confira algumas mudanças que podem ser propostas no dia a dia dos provedores de internet.

 
  • Fotocópias e impressão - a economia pode vir junto com uma política de conscientização ambiental. Para que isso aconteça, estimule os colaboradores a utilizar ferramentas de compartilhamento de arquivos, crie agenda coletivas com acesso para toda equipe e oriente o pessoal para que, se houver real necessidade de imprimir o arquivo, utilize a opção frente e verso.
  • Energia elétrica - fora o apagar luzes, aproveitar a luz solar e desligar o ar condicionado quando a temperatura estiver mais amena, desligar o monitor na hora do almoço ou ao final do expediente pode gerar uma grande economia na conta do final do mês.
  • Copos de água e de café - troque os descartáveis por copos de canecas duráveis. Além da economia, contribui para a preservação do meio ambiente.
  • Contratação e demissão de funcionários - contratar novos funcionários envolve custos com treinamento, direitos trabalhistas e adaptação. Antes de incluir um novo colaborador na equipe, analise se ele é realmente necessário e fique atento à forma de contratação. Para algumas atividades, a terceirização ou um profissional autônomo pode suprir as necessidades da empresa com menor custo.

4- Precificação

Coloque preços em seus serviços corretamente, levando em consideração os custos de fornecimento, custos indiretos, os preços da concorrência e seus diferenciais. A gestão financeira em provedores de internet depende de um preço ideal de venda dos serviços. De outra forma, todas as dicas caem por terra.

5 - Cobrança

Estabeleça procedimentos de cobrança que definam a partir de quanto tempo de atraso é preciso ligar para cobrar o cliente com mensalidade atrasada. Outro ponto importantíssimo nessa questão é capacitar o responsável por essa atividade. Há clientes que são grosseiros ao telefone e o colaborador precisa estar preparado para lidar com essa situação. Além disso, informações referentes a multas, contratos e cancelamento de serviço deve ser muito bem detalhada no contrato para evitar problemas futuros.

6. Equipe

Nós já alertamos para o fato de que contratações e demissões devem ser analisadas e planejadas para não deixar as finanças dos provedores de internet negativas. Outro ponto essencial para o crescimento e otimização dos resultados na empresa é a retenção dos talentos. Perder um colaborador que domina os processos pode desestruturar a rotina dos negócios. Portanto, a gestão deve criar ações eficazes que mantenham a equipe engajada, que atendam as expectativas dos funcionários e proporcionam benefícios tanto para ascensão da carreira do profissional quanto para o crescimento da companhia. Confira abaixo algumas boas práticas para fidelizar esses talentos:

  • Crie um plano de carreira
  • Desenvolva uma política de remuneração e benefícios
  • Invista em treinamento
  • Proporcione novos desafios
  • Adquira o hábito de dar feedbacks
  • Estimule a troca de ideias
  • Faça pesquisa do clima organizacional

7. Estratégias de marketing

Você conseguiu colocar todas as dicas em prática mas não investiu em ações de marketing? A luz vermelha acendeu mais uma vez. Aproveitar uma oportunidade de negócio tem a ver com arrumar a casa, reduzir custos, manter uma gestão financeira eficaz, motivar a equipe para vender mais e também investir em marketing. Por aqui já publicamos várias dicas de marketing para provedores, mostramos como os provedores de internet podem identificar o cliente ideal com ajuda do marketing digital e como funciona o para provedores.

8. Alinhamento de marketing e vendas

Para os provedores de internetalavancarem as vendas deve haver uma comunicação eficaz entre as equipes de marketing e comercial. Isso porque se as estratégias de marketing digital forem executadas com êxito e os resultados forem entregues para a área comercial, podem criar um canal significativo de captação de clientes. E o que é preciso para que isso seja colocado em prática hoje? O primeiro passo é deixar claro quais informações o marketing precisa entregar para vendas para aumentar o número de clientes. O contrário também é importante: o que o comercial precisa entregar para o marketing para que as ações tenham maior engajamento? Feito isso, o próximo passo é criar métricas comuns para os dois setores, mensurá-las e, por fim, otimizá-las para que sempre gerem mais resultados.

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