Por que é importante ter um planejamento estratégico em provedores de internet?

Por que é importante ter um planejamento estratégico em provedores de internet?

por Viviane Goulart | 12.01.17 | em Gestão e boas práticas

Escrito por Viviane Goulart, Gerente de Marketing na Cianet.

O que motivou você a empreender no ramo do ISP brasileiro? Provedores de internet, na maioria das vezes, são criados por profissionais com perfil técnico que atuam como excelentes gestores operacionais, mas que possuem pouca experiência em administração de empresas. No entanto, para que os resultados de qualquer organização sejam maximizados é essencial que haja uma visão estratégica e esse olhar para dentro dos processos não pode ser delegado para outra pessoa.

Investir em planejamento estratégico ajuda os gestores nas tomadas de decisão sobre o futuro dos negócios e, principalmente, identifica e soluciona as dificuldades que a empresa enfrenta hoje e que podem impedir que os provedores de internet atinjam melhores resultados amanhã.

Abaixo confira algumas dicas para construir um planejamento estratégico eficaz para os provedores de internet.

Como montar um planejamento estratégico para provedores de internet em 4 passos

Organizar a casa

O primeiro passo para construção de um planejamento estratégico eficaz para provedores de internet é analisar os gargalos e identificar as dores da empresa. Qual é a maior dificuldade do seu ISP hoje? É o suporte técnico? A instalação da internet? ou o gerenciamento do time? Depois de identificado e corrigido esses problemas, a etapa seguinte é construir uma visão de futuro sólida e realista, que possa acompanhar as tendências do mercado, expansão da rede e oferta de novos novos serviços.

Questione o fluxo de trabalho

Planejar de forma estratégica nada mais é do que alinhar as oportunidades oferecidas pelo mercado com os recursos disponíveis internamente de forma a atingir os objetivos futuros. Para que isso aconteça as respostas dessas três perguntas devem estar muito claras para a liderança: onde estamos? Para onde queremos ir? Como chegar lá?

Envolva os colaboradores

O presidente da rede Walmart Flávio Dias acredita que sozinho o gestor não chega a lugar nenhum. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo o CEO disse que aposta na valorização das pessoas, que se esforça para fazer o melhor por elas, tirar o melhor delas para que tanto os colaboradores quanto a empresa cresçam. Essa relação não é muito diferente nos provedores de internet, qualquer planejamento ou mudança afetará o trabalho dos que atuam mais diretamente com os clientes, portanto, envolva-os no processo de mudança. Ouça suas opiniões e extraia o melhor delas para a construção do planejamento estratégico, agindo assim a gestão só tem a ganhar.  

Crie o planejamento

O planejamento estratégico dos provedores de internet conta basicamente com quatro etapas: análise do cenário, definição de objetivos e elaboração de um programa de ações. Confira abaixo um resumo de cada fase.

  • Análise de cenário: essa etapa ainda se divide em mais duas. A primeira olhará para dentro dentro da empresa. Os pontos fortes que devem ser monetizados, os fracos que serão corrigidos, além dos aspectos técnicos, financeiros, gestão de pessoas e infraestrutura física. Já o segundo se voltará para fora, as questões econômicas, políticas e sociais do mercado competitivo que os provedores de internet estão inseridos.
  • Definição de objetivos: esse é o momento no qual a empresa responderá a pergunta “Para onde queremos ir?”, ou seja, a gestão analisá o seu histórico financeiro para projetar as metas futuras. É importante ressaltar que essa projeção deve ser realista e alinhada com o período em que o planejamento será executado.
  • Definição de estratégias: em resumo, as estratégias ajudam os provedores de internet a atingirem seus objetivos e, portanto, responde a pergunta “Como chegar lá”.
  • Elaboração de um plano de ação: um plano de ação ajuda a identificar, corrigir e prevenir gargalos nos provedores de internet. Este documento tem o objetivo de planejar as ações necessárias para que a empresa alcance algum resultado específico ou resolva algum problema.

Agora que você já sabe por onde começar o planejamento estratégico dos provedores de internet, veja como os ISPs podem gerar mais vendas com auxílio do marketing digital. Baixe nosso eBook gratuito!