Os principais pilares do sucesso de um provedor de internet para 2017

Os principais pilares do sucesso de um provedor de internet para 2017

por Viviane Goulart | 17.01.17 | em Gestão e boas práticas

Escrito por Viviane Goulart, Gerente de Marketing na Cianet.

Todos os empreendedores querem ter uma empresa de sucesso. Mas, como fazer com que essa expectativa  se torne verdadeira? Apesar de não existir  uma receita pronta para o êxito de um negócio, existem vários ingredientes que não podem faltar: resiliência e habilidade de persistir nos objetivos, pensamento a longo prazo, investimento em gestão de pessoas e criação de modelos de negócios realistas e que estejam de acordo com os recursos disponíveis. Todos eles são essenciais para a saúde de qualquer empreendimento, mas quando falamos em provedor de internet, quais elementos não podem faltar?

Velocidade de conexão? Política flexível de cancelamento? Investir em Marketing Digital? Abaixo destacamos algumas boas práticas para impulsionar os resultados do seu provedor de internet em 2017.

4 dicas para construir os pilares de sucesso do seu provedor de internet em 2017

Suporte de qualidade

O suporte técnico é um dos maiores gargalos de quem oferece serviços de internet. E essa dor é medida pelo número de reclamações contra empresas de telefonia e internet nos órgãos de proteção ao consumidor. Mas o que fazer para reduzir os problemas deste departamento e, principalmente, como evitar que os chamados aumentem com a expansão da rede? Existem duas formas de resolver isso: aumentar a resolubilidade e a disponibilidade dos técnicos.

O primeiro passo para aumentar a capacidade de resolução das demandas dos clientes é investir em treinamento dos colaboradores, tanto do corpo técnico quanto da equipe de pós-vendas. Mapeie as principais reclamações e distribua um checklist da resolução entre os membros da equipe. O aumento da disponibilidade, por sua vez, não significa necessariamente contratar mais técnicos para ir até a casa dos clientes, mas ampliar os canais de comunicação. Para problemas que possam ser solucionados à distância, por exemplo, é possível criar canais de atendimento via dispositivos mobile ou redes sociais. O que não pode deixar de ser feito é oferecer horários flexíveis de atendimento, afinal não é todo usuário que está em casa no horário comercial.

Melhorar o atendimento do call center

Uma queixa recorrente dos usuários de internet é o mal atendimento via telefone. Se coloque no lugar do consumidor: você gostaria de não ser atendido com educação quando vai trocar um produto em uma loja? E quando a aquisição é feita via internet, você gostaria que não houvesse uma boa política de trocas? A única forma de eliminar essa insatisfação é, mais uma vez, investir em treinamento, mas não apenas cursos e palestras. É preciso motivar os colaboradores e criar políticas de incentivos e benefícios. Afinal, quem trabalha no atendimento tem que lidar todos os dias com reclamações de pessoas que muitas vezes já têm problemas recorrentes e estão extremamente insatisfeitos com os serviços do provedor de internet.

Planos flexíveis

As pessoas utilizam a internet por motivos diferentes: jogar, trabalhar, conversar, fazer downloads e assistir vídeos. Uns precisam de mais banda que outros e ninguém quer pagar por um serviço que não utiliza. Se as necessidades são diferentes porque os planos do seu provedor de internet precisam ser engessados? Crie planos mais simples e baratos e outros mais robustos e com as maiores velocidades. Pense que os serviços mais básicos podem ser porta de entrada para pacotes mais robustos.

Aumente o mix de serviços

Foi-se o tempo que o provedor de internet oferecia apenas conexão. As empresas podem, por exemplo, utilizar os recursos de geolocalização para criar novos serviços, principalmente aqueles aplicados à internet das coisas.

E você, tem alguma outra dica importante para ampliar os ganhos do provedor de internet? Divida conosco nos comentários!