O aumento da banda larga fixa no país, impulsionou a expansão do mercado de provedores regionais, responsável por 70% dos novos contratos registrados segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint). Entretanto, junto com o crescimento nos acessos à internet, os ISP’s lidam com o desafio de promover uma gestão inovadora para o desenvolvimento sustentável dos negócios.
Nos últimos anos, muitos provedores priorizaram o investimento na área técnica, descuidando a gestão em suas empresas. Para aproveitar as oportunidades em um mercado em plena expansão, provedores regionais devem se atentar às questões que vão além de uma boa infraestrutura de rede.
Nesse sentido, precisam investir não apenas na oferta de novos produtos ou serviços, mas também na modernização dos processos internos para ganho de eficiência operacional e melhoria da experiência dos assinantes.
Modernizar a gestão de um provedor de internet exige a adoção de algumas estratégias e iniciativas que promovam a redução dos custos e o aumento da qualidade dos serviços prestados. Entre as alternativas encontradas pelos ISP’s para se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador, podemos citar:
- Profissionalização da gestão para o crescimento sustentável do negócio;
- Revisar todos os processos de ponto de contato do cliente para garantir excelência no atendimento;
- Investimento em infraestrutura e equipamentos de qualidade;
- Incorporação de produtos e serviços personalizados para geração de novas receitas;
- Expansão da área de cobertura.
Promovendo uma gestão inovadora para ISP’s
Atualmente, os ISP’s já são o quarto maior player do mercado de banda larga fixa no Brasil. A expectativa da Abrint é que os provedores regionais ultrapassem a Oi em quantidade de acessos e ocupem a terceira posição no mercado de telecom brasileiro. Isso demonstra a força das operadoras de pequeno e médio porte e o potencial de crescimento para os próximos anos.
Porém, para se diferenciar e competir de igual para igual com as grandes operadoras de internet, os provedores regionais precisam não apenas pensar em novos serviços, como também em melhorar e personalizar o atendimento aos clientes. De acordo com Bruno Tasco, analista de Indústria Sênior da Frost & Sullivan, ISP’s têm alcançado vantagens competitivas por meio de ofertas de gerenciamento de infraestrutura com segurança, aplicações corporativas e soluções de mobilidade.
Para aproveitar as novas oportunidades de negócios que se apresentam, os provedores precisam se reinventar, repensar os processos de todas as áreas de negócios e modernizar sua gestão. Mas antes, devem superar alguns dos principais desafios que impactam no desenvolvimento sustentável dos negócios, entre eles: falta de gestão eficiente, controle de metas, estratégias inovadoras de mercado, comunicação efetiva com clientes e parceiros, legislações vigentes, adequação a novas tecnologias, entre outras questões.
Acesse gratuitamente o eBook da Cianet para conhecer quais são os 4 maiores desafios enfrentados pelos provedores e descubra maneiras eficientes para resolvê-los.
Ao profissionalizar a gestão, os provedores regionais conseguem adaptar seu atual modelo de negócio às intensas transformações causadas pelo digital com mais facilidade. Diante de um mercado altamente dinâmico e que passa por mudanças constantes no que se refere ao surgimento de novas tecnologias, serviços e concorrência, é preciso buscar alternativas para inovar seus processos operacionais para adequar-se às novas tendências.
Existem muitas oportunidades de negócio para os provedores dispostos a se reinventarem, mas para isso é preciso estar preparado para incorporar novas tecnologias e investir na inovação para se diferenciar e atender as expectativas cada vez mais altas dos consumidores.
Seu provedor de internet está preparado para modernizar a gestão para aproveitar as novas oportunidades de negócios que se apresentam?
Continue acompanhando os conteúdos disponíveis em nosso blog e conheça as principais tendências do mercado de telecomunicações.