Gestão de provedores regionais: como otimizar a rentabilidade da rede

Gestão de provedores regionais: como otimizar a rentabilidade da rede

por Viviane Goulart | 03.11.17 | em Análise de Dados e Estratégia

Os provedores regionais são os responsáveis por alavancar a banda larga no país e, por esse motivo, estão se destacando no mercado de telecomunicações. A crescente demanda por internet em áreas menos populosas, geralmente não é atendida por grandes players, o que impulsionou o cenário atual. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), apenas no primeiro trimestre de 2017, os provedores regionais foram responsáveis por cerca de 80% dos novos acessos à banda larga no Brasil.

Para tornar os ISP’s ainda mais competitivos no mercado, o foco deve ser assegurar que a expansão da internet continue avançando, assim como a qualidade das conexões seja constantemente melhorada. Porém, questões que ajudam a fomentar o crescimento do setor, muitas vezes, dependem da criação de novas políticas públicas e privadas de regulamentação, competição e inovação direcionadas a universalizar o acesso à banda larga.

Durante o evento ISP Next Summit, promovido pela Cianet, Karla Cavalcanti - Gerente de Universalização e Ampliação do Acesso (PRUV) da Anatel - reafirmou que a implementação de leis e políticas de incentivo pode gerar grandes oportunidades de crescimento para as empresas do setor. “A legislação pode ser fonte de ameaças e oportunidades. É preciso ficar atento às políticas do governo e entender seus impactos no mercado. Agências como a Anatel se utilizam dos dados enviados pelos próprios provedores para fomentar e definir políticas e estratégias que podem beneficiá-los”.

Apesar das iniciativas promovidas tanto em âmbito público como também no privado, os provedores regionais que desejam crescer e se destacar precisam investir em outras áreas fundamentais do negócio: otimizar a rentabilidade da rede, relacionamento com o cliente, entrega de valor, entre outras.

Como otimizar a rentabilidade da rede para se tornar mais competitivo no mercado de provedores regionais

Mesmo diante dos desafios impostos, os provedores regionais precisam estar preparados para aproveitar as oportunidades do mercado. Uma forma bastante eficiente é otimizar a rentabilidade da rede para se tornar mais competitivo, inovando na prestação do serviço ao cliente com foco na melhora da experiência do consumidor. Afinal, a inovação não está diretamente associada apenas ao desenvolvimento de novas tecnologias disruptivas ou ao lançamento de um novo produto ou serviço. A inovação pode surgir da transformação de um processo, na forma como você atende o seu cliente ou como se posiciona no mercado, por exemplo.

Pensando nisso, você já definiu alternativas para rentabilizar a sua rede atual? Para conquistar mais clientes, seu primeiro pensamento é investir na expansão da rede? Ser mais competitivo não significa sair por aí desbravando novos bairros. Antes disso, é interessante analisar alguns pontos:

  • Real potencial de mercado

Estudar o ambiente externo, entendendo quais são as oportunidades e ameaças do mercado é um ótimo começo. Para isso, busque entender qual é o real potencial de mercado nas regiões que você já atende ou procura atender: número de concorrentes, quantidade de habitantes, renda da população, hábitos e estilo de vida, satisfação do usuário com outras operadoras ou provedores regionais concorrentes, tamanho do mercado que seu provedor ocupa. Enfim, tudo isso é possível descobrir por meio de pesquisas, tanto com dados abertos disponíveis online quanto com pesquisas presenciais ou com a sua própria base atual.

  • Uso da capacidade total da rede

Será que sua rede atual está sendo bem explorada? Qual uso está sendo feito da capacidade total disponível? É comum que muitos provedores regionais ainda pensem em crescimento atrelando isso ao investimento em novos bairros e à expansão da rede. Porém, em muitos casos é provável que a sua rede atual ainda permita agregar uma série de novos serviços e usuários. Melhorar o processo interno de vendas do seu provedor, focar na prospecção de novos clientes e estipular metas comerciais claras podem aumentar e muito a rentabilização da rede atual e conquistar novos usuários a curto prazo. Investir em marketing digital para provedores regionais e na divulgação do seu provedor através de outras ações de comunicação também sairá mais barato e trará resultados a curto e longo prazo, visto que também é um trabalho de visibilidade da marca.

Além disso, ainda é possível pensar em novos serviços para agregar à rede, como segurança, IoT, internet móvel e tantas outras tendências que estão surgindo. Já pensou nisso?  

  • Uso de dados e cálculos de viabilidade

Para ter certeza do que está fazendo, é preciso embasar a sua decisão com fatos e dados. Após reunir todas essas informações, é possível fazer cruzamentos e extrair insights para entender como anda o mercado e se está na hora de investir em expansão ou se ainda é possível rentabilizar sua rede atual. Só assim você poderá entender e calcular a viabilidade de novos projetos, mantendo sua operação sempre saudável e ao mesmo tempo estratégica e inovadora.

Otimizar a rentabilidade da rede garante aos provedores regionais inúmeras vantagens:

  • Colaboração com fornecedores

Para que a inovação aconteça, é possível buscar parcerias e trabalhar em colaboração. Ao pensar em novos projetos, avalie se existem fornecedores parceiros no mercado dispostos a trabalhar em parceria com os provedores regionais. Buscar fornecedores que estão pensando em inovação e co-criação é imprescindível para que o seu projeto saia do papel de forma colaborativa e com sucesso. Muito além de produtos para a rede, é interessante avaliar o que mais esses fornecedores oferecem, seja com relação ao atendimento, consultorias estratégicas, parcerias com outros players do mercado, novas soluções em software, entre outros.

  • Conquista de um diferencial competitivo

Um dos maiores desafios a serem superados pelos provedores de internet está diretamente associado à satisfação dos clientes. Uma pesquisa realizada pela Proteste (Associação de Consumidores) apontou os provedores de internet como um dos líderes no que se refere à insatisfação dos clientes. Dessa forma, melhorar o desempenho da banda larga e oferecer um atendimento personalizado ao cliente, além de novos serviços, é uma grande oportunidade para conquistar um diferencial competitivo no segmento.

E você? O que vem fazendo para otimizar o investimento e rentabilizar sua rede? Comente abaixo!