Gestão de provedores: como definir processos para o aumento de vendas

Gestão de provedores: como definir processos para o aumento de vendas

por Daniele Fagundes | 26.11.17 | em Gestão e boas práticas

O desenvolvimento do mercado de telecomunicações tem sido impulsionado pela atuação cada vez mais efetiva dos provedores regionais. Segundo dados da Anatel, eles lideraram o crescimento percentual do serviço em 2017, sendo responsáveis por cerca de 80% dos novos acessos à internet. Para acompanhar o avanço esperado para os próximos anos, os ISPs precisam trabalhar com processos bem definidos que podem contribuir ainda mais para o aumento das vendas.

A perspectiva de expansão para o segmento se deve ao aumento do número de usuários de dispositivos móveis, no tráfego de vídeos e na popularização da Internet das Coisas (IoT). Fatores que devem contribuir para elevar o volume de tráfego de dados móveis em sete vezes nos próximos anos, de acordo com o estudo feito pela Cisco Visual Networking Index: Global Mobile Data Traffic Forecast.

A criação de processos estruturados para aumento das vendas deve ser encarado pelos provedores como alternativa para gerar mais resultados. A metodologia consiste em definir mecanismos que contribuem para o crescimento sustentável e possibilitem que o negócio continue em pleno funcionamento mesmo sem a presença dos gestores.

Como definir processos para o aumento de vendas na gestão de provedores

Comece avaliando como andam os processos de vendas no seu provedor atualmente. Eles estão bem mapeados e seguem o que está definido no planejamento estratégico? Caso sua resposta seja negativa, o primeiro passo para obter melhores resultados é: identificar o atual estágio da empresa e onde deseja chegar. Com isso, se faz um desenho dos processos para que os objetivos saiam do papel.

Inovar os processos internos com intuito de otimizar a atuação da sua equipe ajuda a alcançar bons resultados e na conquista dos objetivos estratégicos do seu negócio. O que é fundamental para o sucesso do seu provedor.

Confira um passo a passo de como seu provedor pode estabelecer processos autogeridos para o aumento de vendas e inspire-se na elaboração de um novo modelo de gestão.

1. Faça um diagnóstico dos processos e do modus operandi do seu provedor

Antes de implementar qualquer mudança na rotina da equipe, é preciso entender como está estruturada cada área. Dessa forma, é possível avaliar o estado atual da organização e o modus operandi, o que torna mais simples a criação de processos autogeridos que podem proporcionar ótimos resultados para o negócio a curto, médio e longo prazos.

2. Se inspire em inovações de diferentes segmentos

Buscar inspiração em startups ou empresas inovadoras pode promover insights valiosos para definir processos mais eficazes. Assim como, para repensar o modelo de negócio, criar novos produtos e oferecer mais serviços no portfólio, entre outras ações pontuais que podem ser determinantes para o aumento de vendas.

3. Promova a inovação nos processos internos

Mapear, desenhar e executar processos pode parecer uma tarefa trabalhosa e inviável para a realidade de muitos provedores. Porém, depois que a gestão começar a colher os resultados, o investimento de tempo e esforço se mostra efetivo para promover o sucesso de forma sustentável. Confira três dicas para inspirar sua equipe e aumentar as vendas.

4. Estimule a participação de sua equipe de colaboradores na definição de novos processos

Ao desenvolver um novo modelo de negócio, produto ou serviço, questione sua equipe de venda. Verifique se gostariam de ter suas opiniões incluídas nas novas ações e programas da empresa. Descubra qual seria a real opinião deles como gestores. Essa iniciativa facilita o engajamento dos colaboradores, pois eles contribuem efetivamente para a construção de uma nova metodologia.

5. Incentive ideias inovadoras

Inovação não está apenas associada ao uso de novas tecnologias para otimizar os processos internos. Seu provedor pode inovar ao propor uma mudança no fluxo de trabalho ou promover o lançamento de um novo produto. Conheça os pilares de um serviço de internet de qualidade.

Como gestor, incentive a participação dos colaboradores para a melhoria constante dos serviços e produtos que sua empresa oferece. Assim, se torna mais simples incorporar uma mentalidade diferenciada na gestão de provedores.

Quais estratégias o seu provedor está utilizando para aumentar as vendas dos serviços de internet? Compartilhe nos comentários abaixo as ações desenvolvidas pela sua empresa!