Como a transformação digital impacta na estratégia de negócio do seu provedor de internet

Como a transformação digital impacta na estratégia de negócio do seu provedor de internet

por Anton Gora | 04.07.17 | em Inovação e tendências

A transformação digital deixou de ser uma evolução do futuro. Está acontecendo agora a todo vapor e tem transformado a experiência do cliente, os processos operacionais e os modelos de negócio. Como exemplos dessas mudanças podemos citar: a chegada dos dispositivos IoT ao mercado, as novas políticas de governança e gerenciamento de dados, o crescimento das plataformas cloud, entre outras. E claro que os provedores de internet podem tirar grandes benefícios dessa transição, mas para que isso aconteça é necessário modificar a estratégia de negócio. É hora de investir em planejamento estratégico para continuar crescendo de forma sustentável.

É necessário modificar a estratégia de negócio para colher os frutos da transformação digital. Uma citação que corrobora essa premissa é a do CIO do ING Bank, Ron Van Kemenade. Para ele, o digital não é algo temporário, mas uma mudança que afeta toda a indústria. “Desenvolver cada vez mais a parte digital da empresa se transformou em uma ambição permanente para nós”, afirma. A questão é que para mudar um processo, um departamento ou adequar a estrutura de negócio de um provedor, é necessário trabalhar com foco e seguir alguns passos para acompanhar a transformação digital.

O primeiro deles é mexer na própria cultura organizacional da empresa: criar um ambiente que promova a inovação; coletar e analisar dados com cuidado, tanto os internos quanto os externos; e atender as expectativas dos clientes em relação à prestação dos seus serviços de internet. Como falamos no início do texto, é preciso investir em planejamento para mudar a estratégia de negócio de uma empresa. Isso significa que depois da implementação é necessário monitorar e analisar os resultados sempre.

3 pontos importantes para criar uma estratégia de negócio para o provedor

Cultura organizacional

Para que uma nova estratégia de negócio aconteça é preciso envolver todos os colaboradores do provedor, desde a gestão, passando pelos técnicos e até os responsáveis pelo atendimento ao cliente. Invista em um ambiente onde além de promover a inovação, haja espaço para troca de experiências, compartilhamento de sugestões e críticas. Além disso, é preciso redesenhar os processos para que sejam otimizados em torno das ferramentas digitais - softwares de gestão financeira, CRM, agendas compartilhadas e outras plataformas de organização. Assim, sobra tempo para a gestão se ocupar mais com as tomadas de decisão do que com a assinatura de documentos físicos, por exemplo.

Assegurar a qualidade dos produtos e serviços

A preocupação com a experiência do usuário tem que ser constante. Não apenas para entregar um serviço de internet de qualidade, veloz, com baixa instabilidade e fácil instalação, mas também estar disponível para os usuários nos canais de comunicação. Lembre-se que vivemos na era da assistência. O consumidor digital é móvel e quer facilidades sem precisar fazer ligações telefônicas. Assim, se o seu provedor abriu um novo canal de atendimento, esteja disponível. Uma boa prática é inserir na nova estratégia de negócio o investimento em softwares que possam melhorar o relacionamento com o cliente e integrar a outros setores do provedor, como o financeiro, por exemplo. Se o recurso da sua empresa está limitado, confira nossa planilha de gestão de clientes.

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Alinhamento entre marketing e vendas

O blog tem investido neste assunto: esses dois departamentos precisar ter metas comuns e uma comunicação eficaz entre as equipes. O provedor deve criar diferentes técnicas de venda que conversem diretamente com o comportamento digital dos clientes. E qual departamento é capaz de fazer esse levantamento? O Marketing! Esse setor também pode colaborar com a nova estratégia de negócio, já que pode direcionar as ações de acordo com os feedbacks dos clientes e, assim, voltar a comunicação digital que faça mais sentido para o hábito desses usuários.

Se a gestão do seu provedor não tem ideia por onde começar a aproximação entre marketing e vendas ou como criar uma nova estratégia de negócio, confira o ebook gratuito: Como provedores podem gerar mais vendas com o marketing digital - use a internet a favor do seu ISP para atrair novos clientes e gerar mais negócios.