Como funciona o funil de vendas para provedores?

Como funciona o funil de vendas para provedores?

por Mariana Joenck | 04.01.17 | em Marketing e Vendas

Na série sobre Marketing Digital para provedores, já mostramos cinco bons motivos para apostar nesta estratégia: atrair clientes e aumentar as vendas, acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor, segmentar melhor os consumidores, gastar mais tempo do que dinheiro e mensurar os resultados com assertividade. Além disso, publicamos um passo a passo para identificar o cliente ideal com auxílio da metodologia. No post de hoje, vamos mostrar como funciona o funil de vendas para os provedores de internet. Confira abaixo!

O que é o funil de vendas afinal?

O funil de vendas é uma estratégia que visa a conduzir o cliente desde o momento que ele tem o primeiro contato com o seu produto até o instante em que estiver pronto para efetuar a compra ou firmar um contrato. Esse conceito é essencial para entender como o inbound marketing funciona. Em resumo, o funil de vendas nada mais é do que uma série de etapas (e suas transições) que guiam o visitante (prospect ou cliente) pela jornada de compras das personas do seu provedor.

Um bom funil de vendas contribui para a tomada de decisão, é escalável e consegue identificar novas formas de atrair clientes. Além disso, deve ser compartilhado entre os setores de marketing e vendas para que a estratégia seja consolidada.

O funil de vendas está dividido em quatro etapas:

Aprendizado e descoberta: nessa etapa, o consumidor ainda não consegue identificar que tem algum problema. Normalmente, chega ao site ou blog da empresa por meio de pesquisas no Google ou redes sociais. O objetivo nessa fase do funil de vendas é despertar o interesse dele pelos conteúdos do site de sua empresa, “prendê-lo” nos assuntos, de forma que ele reconheça um problema (ou uma oportunidade de negócio) e passe para a próxima etapa da jornada de compra.

Reconhecimento do problema: aqui o comprador já identificou que tem um problema e começa a pesquisar mais sobre o assunto. Esta etapa precisa de conteúdos de gatilho (ou transições de fase) muito bem elaborados para que o consumidor consiga passar para a próxima etapa e conhecer melhor o seu produto ou serviço.

Consideração da solução: nessa etapa, o consumidor descobriu que tem um problema, foi apresentado a algumas soluções e começa a procurar a melhor alternativa. Aqui é fundamental que os artigos produzidos causem um certo senso de urgência para que o comprador não desista de resolver o seu problema e, consequentemente, da compra.

Decisão de compra:  o comprador  reconheceu seu problema, pesquisou várias soluções e vai decidir qual se adequa melhor a sua realidade. Nessa etapa do funil de vendas a empresa deve deixar muito claro quais são os seus diferenciais competitivos para que o visitante do site se converta em cliente.

Um ponto importante a ser destacado é que para que a estratégia funcione deve haver um alinhamento eficaz entre o departamento de marketing e o de vendas. Em resumo, o marketing recebe o visitante no topo do funil e prende a atenção do consumidor nos conteúdos do site ou blog até que se torne um prospect. É nesse momento que o prospect é passado aos vendedores da empresa, para que o prospect se transforme em cliente e o negócio seja fechado.

Como o funil de vendas funciona para os provedores de internet?

No Aprendizado e descoberta, os temas podem ser mais abrangentes e não devem conter informações sobre o seu produto ou serviço. Nessa fase você quer educar o cliente e não empurrar uma venda para ele. Foque em novidades, boas práticas e materiais que sejam interessantes para a sua persona, como por exemplo “como funciona a tecnologia de fibra óptica para internet doméstica?”.

Já no Reconhecimento do problema, o provedor de internet deve focar nas oportunidades e vantagens oferecidas ao serviço, como por exemplo: “Internet com fibra óptica é melhor para jogos digitais?”. É apenas na terceira etapa do funil de vendas que o seu serviço e seus diferenciais de mercado começam a ser apresentados para o consumidor. Por isso, na Consideração da solução, é importante ter como foco a resolução do problema do consumidor. Os assuntos abordados nesse momento podem ser: “devo migrar para fibra óptica agora?” ou “quais benefícios em migrar para a fibra óptica?”.

Por fim, Decisão de compra é o conteúdo mais comercial. É o fundo do funil de vendas e, como tal, ressalta as qualidades do seu serviço. Pense em abordagens do tipo: “Como minha empresa pode oferecer uma velocidade mais veloz”.

Agora que você já sabe como funciona o funil de vendas para os provedores de internet, que tal se aprofundar um pouco mais no assunto? É só fazer o download gratuito do eBook: Como provedores podem gerar mais vendas com o Marketing Digital.

lateral-do-blog_E-book-RD