Como a análise de mercado impacta a gestão dos provedores

Como a análise de mercado impacta a gestão dos provedores

por Mariana Forlin | 17.05.17 | em Gestão e boas práticas

Aqui no blog já falamos sobre os principais desafios dos provedores de internet no Brasil e como a análise da concorrência influencia na competitividade do setor. Hoje vamos tratar de outro assunto fundamental para os provedores regionais brasileiros: a análise de mercado.       

Todos os dias surgem no Brasil empresas de variados segmentos e no ramo dos provedores de internet o movimento é ainda mais acelerado. Mesmo com a crise, esse é um mercado que cresce cerca de 30% ao ano, como mostra uma reportagem do Estado de Minas. Nos dois estados com mais provedores registrados (SP e MG) já são mais de 1.700 empresas oferecendo esse tipo de serviço.

Isso acontece principalmente pelo desinteresse das grandes operadoras por regiões de baixa renda e zonas rurais. Além disso, existem previsões de que o número de novos provedores aumente ainda mais nos próximos anos.

Mas como se diferenciar em um mercado que não para de crescer? Conhecer o cliente e analisar a concorrência são alguns dos aspectos abordados pela análise de mercado. Ela é um mecanismo importante no processo de conhecimento da própria empresa, ajuda a desenhar estratégias e montar planos de ação, tornando a tomada de decisão mais assertiva.   

É importante lembrar que essa leitura deve ser realizada constantemente. Como sabemos, o mercado é um sistema volátil e as circunstâncias costumam mudar sem aviso prévio. Portanto, é preciso estar atento para antecipar tendências e minimizar riscos.

Confira abaixo como fazer uma análise de mercado eficaz

Conheça os seus clientes

Pode parecer cliché, mas não há nada mais verdadeiro: sem clientes não há empresa. Mas não basta apenas ter clientes, é preciso entender quem são esses consumidores, porque estão adquirindo o seu serviço e quanto podem pagar por isso. Esse é o primeiro passo para fazer uma análise de mercado eficiente.  

Segundo o Sebrae, algumas questões que devem constar nesse detalhamento são:

  • Quem está comprando: onde moram, qual a média de idade, nível de instrução, renda, como é seu estilo de vida, são inovadores ou conservadores na hora da compra? No caso de empresas, quantos colaboradores têm, qual seu faturamento, o tamanho.
  • Como está comprando: qual a forma de pagamento mais utilizada, preferem comprar pela internet ou em loja física?
  • Por que está comprando: quais as suas necessidades, o que considera mais importante na hora de adquirir um produto ou serviço, como faz suas escolhas?

O marketing digital é um aliado importante nesse processo. Confira nosso material educativo sobre Como provedores podem gerar mais vendas com o marketing digital.

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Pesquise o mercado

Ter uma visão consolidada do mercado em que atua é essencial para se manter competitivo. Tente responder às seguintes questões:

  • Quem são as principais empresas do setor?
  • Como o mercado tem se comportado nos últimos anos?
  • Onde estão as melhores oportunidades?
  • Como o segmento se comporta em outros países?

Analise os concorrentes

Agora que você já conhece seu cliente e o mercado, analise seus concorrentes. Veja como eles se posicionam, conheça suas técnicas de venda e suas estratégias de marketing. Uma análise de mercado bem feita só é possível se você enxerga além das suas fronteiras.

Pesquise o preço das outras empresas e como divulgam suas promoções. Mas cuidado com os dois últimos itens. É muito comum que as empresas “briguem” pelo menor preço e esqueçam o restante da balança. Lembre-se dos contratos com seus fornecedores nessa hora. Uma boa negociação pode reduzir significativamente seus custos, permitindo que você ofereça um serviço com valor mais atraente ao seu cliente.

Ainda sobre o tema “concorrentes”, vamos relembrar duas ferramentas que são ótimas opções de monitoramento:

  • O Google Alerts envia um alerta via e-mail sempre que o concorrente for citado na internet. Além disso, é possível escolher palavras-chaves importantes para o segmento.
  • A ferramenta Social Mention encontra quantas vezes um termo foi mencionado. Assim é possível mapear palavras-chaves estratégia para o seu provedor e ainda assinar um feed para não deixar passar nenhuma citação.

Gostou de nossas dicas para iniciar uma análise de mercado que gere resultados reais para os provedores? Então, acesse nosso ebook gratuito: Como se tornar um provedor de sucesso: dicas para vender melhor com pouco investimento.

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