3 pontos para serem analisados em seu processo de instalação de internet com fibra óptica

3 pontos para serem analisados em seu processo de instalação de internet com fibra óptica

por João Muller | 07.03.17 | em Gestão e boas práticas

Quanto tempo você passa navegando em sites de notícias, assistindo vídeos ou conversando via chat? Você sabia que a cada segundo fazemos 40 mil buscas por informações somente no Google? Isso equivale a 3,5 milhões de pesquisas por dia e, de acordo com o estudo da Accenture, até 2020, serão criados cerca de 2 Megabytes de novas informações por segundo para cada ser humano do planeta. Essa explosão de usuários exigiu das empresas conexões de alta velocidade, estáveis e que suportem o maior número de dispositivos sem perder a qualidade do sinal. Assim, tanto usuários quanto empresas têm investido na fibra óptica para suprir essa demanda. Mas, como anda o processo de instalação de internet em seu provedor? O serviço prestado por sua empresa tem entregado o valor que os clientes procuram?

Nós já falamos aqui no blog sobre as principais dores dos provedores no processo de instalação de internet. Entre elas estão  a dificuldade de agendamento, já que, na maioria das vezes os usuários não ficam  em casa no horário comercial e os condomínios não permitem prestação de serviços em outro momento. Mas na hora da execução do serviço, quais são os cuidados que se deve ter para que a fibra óptica consiga superar a expectativa dos clientes? No post de hoje, selecionamos algumas dicas para simplificar o processo de instalação de internet do seu provedor. Confira abaixo!

3 dicas para simplificar o processo de instalação da internet com a fibra óptica

1 - Projeto e diagrama óptico da rede

Um projeto eficaz exige um estudo de campo e a inclusão de um diagrama óptico, além dos registros das modificações efetuadas e atenção  às especificações técnicas. Para que esse projeto funcione e não gere retrabalho para os técnicos, é essencial que sua equipe conheça a arquitetura completa: caminhos por onde passam os cabos e alocação dos passivos e ativos do provedor de internet. Padronizar o processo de instalação da internet e desenvolver um bom projeto de rede é fundamental principalmente para quem tem planos de expandir a rede do provedor.

2 - Equipamentos de qualidade

Invista em equipamentos de qualidade para evitar dores de cabeça no futuro. Nós já falamos da importância da qualidade dos equipamentos para ISPs em diferentes tecnologias. Mas se você não sabe por onde iniciar a compra deles, confira o post Iniciando seu projeto: equipamentos para começar a ofertas de serviços do provedor. O texto traz uma lista do que é  necessário tanto para a rede principal (backbone) quanto para a rede de acesso ao usuário, na casa do cliente.

3 - Cuidado com os cabos e padrões de conectores

Neste item temos que tocar mais uma vez na questão da qualidade, para que o processo de instalação da internet ocorra sem falhas. Um dos pontos que merecem mais atenção é o cuidado para não misturar os padrões de fibras ópticas. Aqui no blog já falamos sobre os padrões de mercado para monomodo. Se você tem dúvidas sobre o assunto, pode fazer download do infográfico sobre Conectorização e saber como obter agilidade na ativação de clientes, como funciona uma rede conectorizada e quais os equipamentos necessários para trabalhar com essa tecnologia.

Agora que você conferiu as nossas dicas para facilitar o processo de instalação de internet com fibra óptica, clique aqui e baixe nosso novo ebook gratuito: Como se tornar um provedor de sucesso - dicas para vender melhor e com pouco investimento.